• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-04072011-142756
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Corrêa Soares de Camargo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Lajonquière, Leandro de (Président)
Kupfer, Maria Cristina Machado
Voltolini, Rinaldo
Titre en portugais
A função pendular do educador
Mots-clés en portugais
discurso
educação
métodos de ensino
psicanálise
psicopedagogia
Resumé en portugais
Qual a função do educador? Esse foi o mote desta pesquisa, na tentativa de aprofundar os questionamentos a respeito da prescindibilidade psicometodológica tanto para a ação pedagógica, quanto para a formação do educador, utilizando o escopo da psicanálise freudolacaniana para as inflexões que se seguem. Por entender que o campo da palavra e da linguagem, inexoravelmente, está implicado na constituição do sujeito e, devido a isso, não há um tempo para que a mesma seja concluída, voltamo-nos ao entendimento da teoria dos discursos de Lacan para focalizar o discurso pedagógico ortodoxo, antepondo às figuras do ortodoxo e do obsessivo uma educadora sui generis do final do século XIX, que pouco sabia das pedagogias tecnocientíficas da época e, mesmo assim, encontrou meios de levar a cabo a educação de uma menina de 7 anos, cega, surda, muda e que não havia aprendido ainda a falar, nem a utilizar a linguagem dos sinais: Helen Keller. Na tentativa de desdobrar os fatores que teriam funcionado tão bem nessa experiência desafiadora, direcionamos nossas indagações a respeito do estilo de endereçamento do educador, desembocando num protomodelo pendular, inspirado num dos mais belos experimentos da Física, o pêndulo de Foucault, em cujo ponto de sustentação para a palavra educ(a)tiva alocamos em liberdade relativa de giro o estilo , assentado não nos conhecimentos psicotecnocientíficos da pedagogia ortodoxa, mas no objeto a, objeto causa de desejo, conceito lacaniano fundamental dentro da teoria psicanalítica. Finalizamos nosso percurso de pesquisa, enfim, descrevendo o funcionamento desse hipotético pendular, cujas extremidades nomeamos como desejo-dopedagogo e ome-(im)próprio espécies de reedições daquilo que, um dia, na vida do sujeito, cumpriu a função simbólica de mãe e pai.
Titre en anglais
The educator's pendular function
Mots-clés en anglais
education
methodology of teaching
pedagogy
psychoanalysis
speech
Resumé en anglais
Whats the educator function? Thats the objective of this research, in the attempt of going deeper in the questions about the unnecessary psychological methodology of the pedagogic action but the educator formation as well, using the target of Freud and Lacan theories for the inflexion that follow. For understanding the field of word and language, inexorably, its implied in the constitution of subjects and, because of it, theres no time for it to be concluded, so we get back to the theory of speeches, in Lacan, to focus in the orthodox learning method, opposing between the figures of the orthodox and the obsessive an educator sui generis, of the end of the XIX century that knew only a few of the scientific pedagogic methods of that time and, even then, has found ways to connect the education of a seven years old girl who was blind, mute, deaf and still had never learned to talk or to use language of signs. Helen Keller. In the attempt to unroll the factors that have functioned in this defying experience, we direct our doubts to the style of the mode of adress of each educator suggesting a pendulum model, inspired in one of the most beautiful experiments of physics, the pendulum of Foucault, witch point of sustentation for the educative word we locate in freedom relative of spin the style, putted not in the scientific and psychological knowledge of orthodox pedagogical methods, but in the object a, object of desire, one of the main concepts insides of Lacanian theory. So we end our psychological research, just with the description of this hypothetic pendulum witch extremes are named as desire-ofthe- pedagogue and proper-name - a kind of reprint of what someday in the life of the subject, may fulfill the parental function .
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-07-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.