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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2004.tde-04072011-085130
Documento
Autor
Nome completo
Regina Inês Villas Bôas Estima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Pontuschka, Nidia Nacib (Presidente)
Fusari, Jose Cerchi
Lutfi, Eulina Pacheco
Título em português
Memória do projeto urbanização e as águas. Relação universidade e escola pública
Palavras-chave em português
Educação ambiental
ensino e aprendizagem
ensino público
Intedisciplinariedade
Pesquisa educacional
Prática de ensino
Professor (pesquisa)
Resumo em português
Esta pesquisa trata da trajetória do Projeto de Educação Ambiental: Águas e Urbanização, assessorado pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (LAPECH-FEUSP), sob a coordenação das professoras doutoras Nídia Nacib Pontuschka e Circe Maria Fernandes Bittencourt, financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em quatro escolas públicas, na Região Metropolitana de São Paulo, nos anos de 1993-1995. A análise tem como enfoque principal uma das dimensões do Projeto, a formação inicial e continuada dos professores, centrada na escola e respectivas comunidades. Essa formação deu-se no âmbito de um Projeto de pesquisa e de formulação de práticas pedagógicas; produção de material didático para as quatro escolas envolvidas e elaboração de pesquisa para Universidade. Trata-se, portanto, de análise qualitativa de pesquisa colaborativa entre Universidade e escolas. O trabalho com a memória oral dos sujeitos sociais envolvidos no Projeto de 1993-1995, e suas práticas pedagógicas, durante esses dez anos, demonstram que esse Projeto está vivo, com suas concepções internalizadas e que sempre que os contextos sugerem, são propícios e o sustentam, esses educadores encontram meios de colocá-lo em prática, considerando as diferentes situações. É apresentada também uma análise comparativa dos limites e possibilidades da Educação Ambiental com abordagem interdisciplinar, na escola pública e suas comunidades, como lugar de produção e socialização de conhecimento, promovendo a formação de educadores e educandos.
Título em inglês
The 'Projeto Urbanização e as Águas' (Urbanization and the Waters Project) Memory: University and Public School relationship
Palavras-chave em inglês
Educational Research
Environmental Education
Interdisciplinarity
Public Education
Teacher (Research)
Teaching and Learning
Teaching Practice
Resumo em inglês
This research deals with the Environmental Education Project: "Waters and Urbanisation", done at the Laboratory of Research and Teaching in Human Sciences of the Education College of São Paulo University (LAPECH-FEUSP), under the coordination of Professors Doctor Nidia Nacib Pontuschka and Doctor Circe Maria Fernandes Bittencourt, financed by the the Foundation for Coordination of Improvement of College Level Personnel (CAPES) and undertaken at four public schools in the São Paulo Metropolitan Area during 1993 to 1995. The analysis is concerned with one of the dimensions of the Project, namely the formation of teachers, initially and continued, centered in the schools and their communities. This formation was given in the scope of a research project and the formulation of pedagogical practices, production of didactic material for the four schools involved and elaboration of the research for the University. Therefore it is a qualitative analysis of a joint research project between the University and the schools. The survey of the oral memory of the social subjects involved in the 1993-1995 project, and their pedagogical practices during these ten years, demonstrate that this project is alive, their conceptions internalised and when the contexts suggest, are propitious and stimulating, these educators find ways to put them into practice. A comparative analysis of the limits and possibilities of Environmental Education as interdisciplinary approach in the public schools and communities is also presented, as a place for production and socialization of knowledge, toward the formation of educators and educated.
 
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Data de Publicação
2011-08-04
 
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