• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-03122013-141501
Documento
Autor
Nome completo
Murilo José de Resende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Katia Maria Abud (Presidente)
Arruda, Eucidio Pimenta
Mattozzi, Ivo
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Silva, José Fernando Modesto da
Título em português
O pensamento histórico em redes hipertextuais
Palavras-chave em português
Ensino de história
Internet
Literacia histórica
Pensamento histórico
Redes hipertextuais
Tecnologia da informação e comunicação
Resumo em português
O presente estudo tem como objetivo investigar evidências de operações cognitivas pertencentes ao pensamento histórico de estudantes da escola básica durante a pesquisa de temas históricos na Internet. Entende-se que tal investigação seja possível ao compreender os critérios usados para a busca, leitura e seleção de informações históricas durante a navegação na web. Para atingir esse objetivo, foi necessário o desenvolvimento de etapas de investigação que permitiu a) compreender as formas de seleção e leitura de informações históricas na Internet durante uma pesquisa sobre um tema histórico; b) investigar as formas de articulação dessas informações em suporte digital e sua relação com a narrativa histórica e c) compreender como o pensamento histórico do aluno do Ensino Fundamental II se manifesta em uma rede hipertextual dentro de uma situação de pesquisa histórica. Tal análise considerou que o ato de navegar pela Internet, que significa transitar por uma rede de hipertextos sob a forma de diferentes signos em formato digital, influencia de maneira única as práticas de leitura e aquisição de conhecimento. Essa rede hipertextual, que é definida como ciberespaço, é compreendida como um ambiente de aprendizagem que possibilita a interação entre diversos atores de comunicação pelo suporte material oferecido pela Internet. Dessa maneira, uma pesquisa escolar foi proposta para avaliar de que modo os alunos a realizariam. A proposta criou uma demanda de pesquisa sobre movimentos juvenis na contemporaneidade e esta foi realizada com alunos de um colégio particular da cidade de São Paulo. Essa atividade foi monitorada por meio de um software específico que gerou 26 arquivos de vídeo que foram analisados, além de 26 arquivos em formato de PowerPoint, usados pelos alunos para elaborar uma resposta à pesquisa empreendida. Esse material possibilitou a análise das operações cognitivas mobilizadas durante a navegação, relacionando essas operações com o desenvolvimento da literacia histórica desses alunos. A análise extensa dos vídeos possibilitou a elaboração de categorias que ajudaram a responder à relação entre o aluno, o conhecimento histórico e a navegação na Internet e as formas de leitura empreendidas por esses alunos no ambiente web, sendo constatado que o tipo de informação histórica mais selecionado foi o que identificava diretamente um acontecimento (79% selecionaram esse tipo de informação), sendo que 76% desses blocos apresentavam marcas temporais como a cronologia, ou mudanças e continuidades. Tal resultado denota um olhar aguçado desses alunos participantes aos sinais que podem indicar a qualidade das informações históricas utilizadas. Também foram analisadas as imagens selecionadas por esses alunos, em que foi observada a preferência quase unânime por fotografias que poderiam ajudar a explicar o tema pesquisado. Das fotografias selecionadas, foram analisadas as pequenas narrativas que essas portavam, dentro do conceito de análise pré-iconográfica, buscando identificar a relação de empatia histórica frente a essas imagens, demonstrada por apenas 31% das seleções realizadas pelos alunos.
Título em inglês
Historical thinking in hypertextual environment
Palavras-chave em inglês
Historical literacy
Historical thought
Hypertextual networks
Information and communication technology
Internet
Teaching history
Resumo em inglês
The present study aims to investigate the quality of historical thought of primary school students during the historical research theme on the Internet. It is understood that such research is possible to understand the criteria used for searching, reading and selection of historical information while browsing the web. To achieve this goal it was necessary to develop research steps that allowed a) understand the ways of selection and reading of historical information on the Internet during a research on a historical topic, b) investigate ways to articulate this information in digital form and its compared with the historical narrative and c) understand how historical thinking student of Elementary Education II manifests itself in a hypertext network within a state historical research. This analysis found that the act of surfing the Internet, which means transit through a network of hypertext in the form of different signs in digital format, so only influences the practice of reading and knowledge acquisition. In this hypertext network, which is defined as cyberspace, is understood as a learning environment that enables the interaction between various actors of communication material support offered by the Internet. Thus, it was organized a form of research that created a demand for research on youth movements in contemporary which was conducted by students of a private school in the city of São Paulo. This activity was monitored by means of specific software that generated 26 video files that were analyzed, and 26 files in PowerPoint format, used by students to prepare a response to the research undertaken. This material allowed the analysis of cognitive operations mobilized during navigation, these operations relating to the development of historical literacy of these students. The extensive analysis of the videos enabled the elaboration of categories that helped answer the relationship between the student, historical knowledge and Internet browsing and ways of reading undertaken by these students in the web environment, and revealed that the historical information over selected was an event that directly identified (79% selected this type of information), 76% of these blocks also quality information as temporal chronology, change or continuity. This result indicates a keen eye these participating students for signs that may indicate the quality of the historical information used. Reviewest images were also selected by these students, where we observed the almost unanimous preference for photographs that could help explain the topic searched. Within the selected photographs, analyzed the narratives that these small bore, within the concept of preiconographic analysis in order to identify the relationship of historical empathy compared to those images, demonstrated by only 31% of selections made by students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1.pdf (9.15 Mbytes)
10.pdf (4.51 Mbytes)
11.pdf (596.85 Kbytes)
14.pdf (623.44 Kbytes)
15.pdf (3.29 Mbytes)
16.pdf (303.05 Kbytes)
17.pdf (10.36 Mbytes)
18.pdf (441.82 Kbytes)
19.pdf (2.16 Mbytes)
20.pdf (624.50 Kbytes)
21.pdf (3.13 Mbytes)
22.pdf (2.60 Mbytes)
23.pdf (1.97 Mbytes)
25.pdf (435.31 Kbytes)
27.pdf (364.39 Kbytes)
28.pdf (1.02 Mbytes)
3.pdf (621.35 Kbytes)
30.pdf (745.64 Kbytes)
31.pdf (217.91 Kbytes)
32.pdf (2.13 Mbytes)
33.pdf (837.05 Kbytes)
35.pdf (926.54 Kbytes)
4.pdf (854.73 Kbytes)
5.pdf (3.33 Mbytes)
7.pdf (802.02 Kbytes)
9.pdf (2.05 Mbytes)
Roteiro1.pdf (3.33 Mbytes)
Roteiro10.pdf (4.10 Mbytes)
Roteiro11.pdf (1.43 Mbytes)
Roteiro14.pdf (2.17 Mbytes)
Roteiro15.pdf (1.83 Mbytes)
Roteiro16.pdf (1,001.16 Kbytes)
Roteiro17.pdf (3.20 Mbytes)
Roteiro18.pdf (2.79 Mbytes)
Roteiro19.pdf (4.41 Mbytes)
Roteiro20.pdf (3.15 Mbytes)
Roteiro21.pdf (4.89 Mbytes)
Roteiro22.pdf (711.42 Kbytes)
Roteiro23.pdf (2.89 Mbytes)
Roteiro25.pdf (705.99 Kbytes)
Roteiro27.pdf (4.54 Mbytes)
Roteiro28.pdf (935.49 Kbytes)
Roteiro30.pdf (3.18 Mbytes)
Roteiro31.pdf (3.76 Mbytes)
Roteiro33.pdf (5.16 Mbytes)
Roteiro4.pdf (4.86 Mbytes)
Roteiro7.pdf (2.81 Mbytes)
Roteiros3.pdf (6.56 Mbytes)
Roteiros32.pdf (915.69 Kbytes)
Roteiros35.pdf (3.60 Mbytes)
Roteiros5.pdf (2.86 Mbytes)
Roteiros9.pdf (5.32 Mbytes)
Tabula.pdf (277.32 Kbytes)
Data de Publicação
2013-12-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.