• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-03122013-124632
Documento
Autor
Nombre completo
Priscyla Mamy Okuyama
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Favaretto, Celso Fernando (Presidente)
Inforsato, Erika Alvarez
Ribeiro, Cintya Regina
Título en portugués
Um estado de arte sem arte: estratégias para acompanhamento de crianças e adolescentes
Palabras clave en portugués
Clínica ampliada
Infância e juventude
Sofrimento psíquico
Subjetividade
Vulnerabilidade social
Resumen en portugués
A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de mapear e analisar processos clínicos e de aprendizagens das crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso, deficiência mental e em situação de vulnerabilidade social inseridas em um grupo terapêutico intitulado Conhecidências do Centro - grupo para crianças e jovens que faz parte da programação de um serviço público de saúde mental, que se propõe a realizar o acompanhamento dos participantes e experimentações junto com eles em espaços menos protegidos, não especializados, em espaços de uso comum da sociedade. Nos encontros deste grupo com instituições educacionais, de saúde e culturais, criou-se a demanda de pensar os processos de convivência, de experimentação e de aprendizagem dessas crianças e jovens, bem como dos profissionais das instituições que convivem com as mesmas. É possível que além de demandar das crianças, aprendizagem e adaptação, quem lida com elas também aprenda e se afete com elas também? Quais experimentações, experiências e interferências são possíveis com essa infância e juventude que foge das normas? O que se pode aprender com essas crianças (com ou sem deficiências e em situações de sofrimento psíquico), a fim de que acolhamos suas diferenças em nossa prática pedagógica e clínica? Essas são algumas das perguntas que dispararam a feitura desse trabalho e que deseja problematizar, assim como apresentar algumas pistas e hipóteses que podem contribuir para a produção de pensamento e de estratégias éticas e políticas no trabalho de acompanhar crianças e adolescentes.
Título en inglés
A state of art without art: strategies for accompaniment of children and youngsters
Palabras clave en inglés
Expanded practice and clinic
Infancy and youth
Psychical suffering
Social vulnerability
Subjectivity
Resumen en inglés
The following research was developed aiming to chart and analyze clinical and learning processes of children and adolescents with intense psychical suffering, mental deficiency and at socially vulnerable conditions inserted in a therapeutic group entitled Conhecidências do Centro - a group for children and youngsters thats part of the program in a public service for mental health, and that proposes itself to accomplish the accompaniment of the participants and conjoint experimentations in less protected spaces, non specialized, of societys common use. At the groups meetings with educational, health and cultural institutions, it was created a demand to think the processes of acquaintanceship, experimentation and learning of these children and youngsters, as well as those of the institutions professionals who coexist with them. Is it possible that beyond demanding learning and adaptation of the children, those who deal with them also learn and affect themselves? Which experimentations, experiences and interferences are possible with an infancy and youth that strays from the standards? What can be learned with these children (with or without deficiencies and at psychical suffering situations), in order to receive their differences at our pedagogical and clinical practice? These are some of the questions that trigger the making of this work and that wishes to problematize, as well as present some clues and hypotheses which can contribute for the production of thinking and political and ethical strategies in the work of accompany children and youngsters.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.