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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2005.tde-03112014-151011
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Eduardo de Souza Campos Granja
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Braga, Maria Lucia Santaella
Salles, Pedro Paulo
Título em português
Música, conhecimento e educação: harmonizando os saberes na escola
Palavras-chave em português
Conhecimento
Currículo
Educação
Escola
Música
Percepção
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da música na formação das pessoas e as possibilidades de sua inserção no currículo escolar. Partimos da observação de que a música vem perdendo espaço na escola, principalmente nas séries mais avançadas do ensino básico. Quando mantida no currículo, é geralmente tratada como disciplina isolada, desvinculada de um projeto educacional integrado. Observamos também uma supervalorização do conhecimento de natureza conceitual em detrimento daquele de natureza perceptiva. O desafio deste trabalho é entender de que maneira a música pode contribuir para a construção do conhecimento na escola. Iniciamos nossa pesquisa investigando as principais características que fizeram da música um elemento central na educação da Antigüidade. Também investigamos o papel da percepção nos processos cognitivos e as características da escuta musical segundo a perspectiva de alguns autores como Michael Polanyi, Maurice Merleau-Ponty, José Antonio Marina, José Miguel Wisnik, Lúcia Santaella e Charles Peirce. Analisamos também o valor da música como conhecimento e algumas possibilidades de integração da música na educação básica. Verificamos enfim, que a natureza específica do conhecimento musical pode favorecer a articulação entre diferentes formas de conhecimento - conceitual e perceptiva, tácita e explícita, corporal e intelectual. Por essa razão, a música deveria ser contemplada pela escola como parte fundamental da educação.
Título em inglês
Music, knowledge and education: harmonizing subjects in school
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Education
Knowledge
Music
Perception
School
Resumo em inglês
The aim of this work is to analyse the importance of music in peoples development and the possibilities of its inclusion in schools curriculum. The point of views taken assumes that music no longer has the priority previously had in the schools curriculum, particularly in more advanced grades of basic education. When kept in the curriculum, music is often treated as a separate discipline, isolated from an integrated educational project. Besides, it has been observed an overvaluation of conceptual knowledge to the detriment of those directed towards the development of perception. The challenge of this work is to understand in which way music can contribute to the construction of knowledge in schools. The research begins by investigating the main characteristics of music, which made it an essential element in Antiquitys education. The role of perception in cognitive processes and the main characteristics of musical listening are also investigated, according to the perspective of the following authors: Michael Polanyi, Maurice Merleau-Ponty, José Antonio Maria, José Miguel Wisnik, Lúcia Santaella and Charles Peirce. Other subjects analysed are: the value of music as knowledge and some of the possibilities of integrating music in schools. Ultimately, it is verified that the specific nature of musical knowledge can aid the articulation between different forms of learning including conceptual and perceptive, tacit and explicit, physical and intellectual. In conclusion, it is inferred that music should be considered by schools as a fundamental part of education.
 
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Data de Publicação
2015-07-29
 
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