• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-03112014-150209
Documento
Autor
Nombre completo
Irene Maria Gonçalves Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de (Presidente)
Kushnir, Beatriz
Moraes, Dislane Zerbinatti
Título en portugués
Lembranças, esquecimentos e documentos: Ginásio Israelita Brasileiro Chaim Nachman Bialik e o enraizamento de um grupo judeu na cidade de São Paulo (1943-1955)
Palabras clave en portugués
Desenraizamento
Enraizamento
Escola judaica
Identidade plural
Pertencimento
Tradição
Resumen en portugués
Este estudo situa-se no campo da investigação da História Educacional, particularmente a que se dedica as relações entre etnia/religião e minorias nacionais. O objeto de análise centra-se na trajetória do Ginásio Israelita Brasileiro Chaim Nachman Bialik. O ponto de partida desta reflexão concentra-se no período de sua fundação, no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo, em 1943, junto à sinagoga Beth Jacob até o ano 1955, momento de sua oficialização frente às autoridades educacionais brasileiras. Esta instituição foi fruto do esforço de um grupo de imigrantes da Europa Oriental e de ascendência judaica, tendo por objetivo proporcionar à comunidade uma opção consciente de educação com os valores, tradição e ética judaicos. A partir dessas colocações, é importante sublinhar que a comunidade judaica brasileira na verdade é plural, sendo provenientes de fluxos migratórios da primeira metade do século XX. E no momento de sua chegada eram considerados desenraizados, pois em seus países de origem eram qualificados como apátridas e aqui, como refugiados. Para desenvolver este estudo utilizou-se documentos do arquivo escolar, como também a coleta de depoimentos contemporâneos utilizando a metodologia da História Oral. Com base nessas fontes, foi necessário desvendar os indícios e/ou traços que permitiram visualizar a multiplicidade da trajetória deste grupo. O ponto de investigação gira em torno da relação escola/sinagoga que marcou a fundação da instituição. Torna-se oportuno, portanto, vincular o percurso institucional e o processo histórico educacional e político do país. Assim, há a preocupação nesta reflexão de perceber o alinhamento do sistema educacional com as formas de pensar e agir de parte da comunidade judaica européia em uma outra terra. Como também, compreender os agentes envolvidos no processo de formação e desenvolvimento econômico e social de parcela da comunidade no Brasil, promovendo o seu enraizamento. A escola Bialik no seu processo de constituição, analisado neste estudo, promove a visualização dos caminhos percorridos para a construção do sentimento de pertencimento a um grupo afetivo determinado, gerando assim, a elaboração de identidades multifacetadas.
Título en inglés
Memories, forgetfulness and documents: Gym Chaim Nachman Bialik Israeli Brazilian and rooting of a Jewish group in São Paulo (1943-1955)
Palabras clave en inglés
Belonging
Creating roots
Jewish school
Plural identity
The loss of roots
Tradition
Resumen en inglés
This study is situated in Educational History field, specifically in that area which is dedicated to ethnic/religious relations and national minorities. The objective of the analysis is centered around the trajectory of the Ginásio Israelita Brasileiro Chaim Nachman Bialik. The starting point of this study concentrates on the the period of the schools foundation, in the district of Pinheiros, in the city of Sãon Paulo, in 1943, along with the Beth Jacob sinagogue during the years that end with 1955, the time when the school became oficially recognized by the Brazilian educational authorities. This educational institution was the result of the efforts of a group of immigrants from Western Europe who were of Jewish descent, whose objective was to provide the community with a conscious educational option based on Jewish values, traditions and ethnicity. Based on these premises, it is important to underline the fact that the Brazilian Jewish community is in truth plural, resulting from the migratory fluxuations of the first half of the 20th century. Ast the moment of their arrival in Brazil they were considered a people without roots, as their countries of origin were classified as without a country and in Brazil they were seen as refugees. In the development of this study, documents of the school archives were researched, as well as a collection of contemporary interviews utilizing the Oral History method. Based on these sources, it was necessary unveil the indications and the aspects that allow the groups multiple trajectory to be examined. The investigative point turns around the school/sinagogue relationship that marks the foundation of the institution. Therefore, it becomess important to trace the institutional path and the historical educational and political of the country. Thus, there is a concern in this study in perceiving the alignment of the educational system with the thought and action forms of the European Jewish community within a different nation. Also, to understand the agents involved in the social and economic development and formation process of this community in Brazil that led to the creation of established roots. The Bialik School during its constitutional process, analysized in this study, promotes a visualization of the path followed for the construction of the feeling of belonging within a a determined group, thus generating the elaboration of multifaceted identities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-08-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.