• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-03102019-163614
Documento
Autor
Nome completo
Aaron Sena Cerqueira Reis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Katia Maria Abud (Presidente)
Alves, Ronaldo Cardoso
Cainelli, Marlene Rosa
Moraes, Dislane Zerbinatti
Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Título em português
Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
Palavras-chave em português
Consciência histórica
Didática da história
Educação histórica
Ensino de história
Representações sociais
Resumo em português
Com esta tese, objetivamos entender a construção da consciência histórica de jovens estudantes a partir de reflexões sobre acontecimentos que lhes são contemporâneos. Nossa hipótese foi a de que perspectivas sobre o tempo presente, em suas dimensões política, econômica, social e cultural, influenciariam neste processo. De fato, no período em que os dados da pesquisa foram coletados, importantes acontecimentos no Brasil ganhavam projeção nos mais diferentes tipos de mídia. Poderiam estes eventos converterem-se em carências de orientação? Em outras palavras, seriam problemas capazes de incitar os/as participantes a buscar respostas na experiência do passado para, assim, efetuar as projeções de futuro? A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada no Bairro Butantã, em São Paulo/SP e dividiu-se em dois momentos. No primeiro, realizado em 2016, empreendemos a uma observação participante, por meio da qual acompanhamos as aulas de história em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Nesta etapa, aplicamos 3 instrumentos: inicialmente, com o intuito de construir o perfil socioeconômico e cultural dos participantes; em seguida, perscrutar as ideias prévias evidenciadas em aula e; finalmente, analisar as operações do pensamento histórico em torno de concepções relacionadas ao Brasil hodierno. Realizado em 2017, o segundo momento da pesquisa baseouse em nova coleta de dados por meio de um instrumento que visava perceber as ideias de senso comum acerca do nosso país, de modo a ressaltar uma articulação temporal. Seguindo os pressupostos da Grounded Theory e com auxílio de um software computacional, o IRAMUTEQ, analisamos os dados que demonstraram a construção da consciência histórica dos/as jovens estudantes a partir de uma situação de crise. Evidenciamos, portanto, que os problemas atuais, apontados pelos/as participantes, incitaram-lhes a buscar respostas na experiência do passado para explicar o presente e, assim, efetuar as projeções de futuro.
Título em inglês
Brazil in times of crisis: a study on the historical consciousness of young students
Palavras-chave em inglês
Didactics of history
Historical consciousness
Historical education
History teaching
Social representations
Resumo em inglês
With this thesis, we aim to understand the construction of historical consciousness of young students from reflections on events that are contemporary. Our hypothesis was that perspectives on present time, in their political, economic, social and cultural dimensions, would influence this process. In fact, during the period in which the research data were collected, important events in Brazil gained projection in the most different types of media. Could these events become a lack of guidance? In other words, would they be problems that might prompt participants to seek answers in past experience in order to make future projections? The research was carried out in a public school located in the Butantã neighborhood, in São Paulo/SP and divided into two moments. In the first one, held in 2016, we embarked on a participant observation, through which we accompany the history classes from the 6th to the 9th year of Elementary School and from the 1st to the 3rd year of High School. In this stage, we applied three instruments: initially, with the purpose of constructing the socioeconomic and cultural profile of the participants; then, to examine the previous ideas evidenced in class and; finally, to analyze the operations of historical thought around conceptions related to modern Brazil. Realized in 2017, the second moment of the research was based on a new data collection through an instrument that aimed to perceive the common sense ideas about our country, in order to emphasize a temporal articulation. Following the assumptions of Grounded Theory and with the help of computer software, IRAMUTEQ, we analyzed the data that demonstrated the construction of the historical consciousness of the young students from a crisis situation. Thus, the present problems pointed out by the participants stimulated them to seek answers in the past experience to explain the present and thus to make the projections of the future.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-10-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.