• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-03092009-162210
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Coura Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Bittencourt, Circe Maria Fernandes (Presidente)
Barreira, Luiz Carlos
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Título en portugués
Manuais didáticos e conhecimento histórico na reforma João Pinheiro: Minas Gerais, 1906-1911
Palabras clave en portugués
ensino de História
História da Educação
manuais didáticos
Minas Gerais Reforma João Pinheiro
Primeira República
Resumen en portugués
Este trabalho recupera a história do livro didático e do ensino de História em Minas Gerais no período compreendido entre os anos de 1906 e 1911, no início do vigor da Reforma do Ensino João Pinheiro. Acompanhamos o processo de reestruturação da escola promovida pelo então Presidente de Estado João Pinheiro, o Secretário do Interior Carvalho Britto e os demais sujeitos envolvidos com os processos educativos naquele momento da história do estado (diretores, inspetores, professores). Elegemos a disciplina História por entender que esse conhecimento se encontrava sob influência da política republicana mineira, de modo que esta fizesse dela instrumento de divulgação dos valores da nova ordem instituída. Através da investigação da história do livro, realizamos investimento nas demais instâncias responsáveis por sua escrita, divulgação, circulação e demais relações estabelecidas com a instrução pública primária em Minas Gerais. Em nossas pesquisas, nos deparamos com uma situação onde diversas forças compunham um cenário de conflito de interesses dentro e fora da escola, colocando os dispositivos de instrução no centro das discussões. Revelamos as identidades e estratégias dos sujeitos envolvidos com as transformações, tanto na ordem regulamentar das disposições oficiais quanto na prática cotidiana da escola, tendo o objeto livro localizado na interseção entre esses dois momentos.
Título en inglés
Didactics books and teaching of History in the Reform João Pinheiro: Minas Gerais State, 1906 1911
Palabras clave en inglés
didactics books
History of education
Minas Gerais State
Republic
School Reform João Pinheiro
teaching of History
Resumen en inglés
This search recovers the history of didactics books in Minas Gerais State in the period between the years 1906 and 1911, at the beginning of the Education Reform João Pinheiro. We followed the process of restructuring of school promoted by the President of State João Pinheiro, the Secretary of Interior Carvalho Britto and other individuals involved with the educational processes at that moment of the history of the State (school directors, school inspectors, teachers). We had chosen the discipline History because we believe that this knowledge was under the influence of the republican politic from Minas Gerais State, and the politicians used it as an instrument to disseminate the values of the new order established. Through research of the history of the book, we made investments in other instances responsible for its writing, divulgation, distribution and other relationships with the public primary education in Minas Gerais State. In this research, we were faced with a situation where different forces made up a scenario of conflict of interests inside and outside school, making the devices of school instruction at the center of discussions. We reveal the identities and strategies of the subject involved with the school transformations, in the official order of the regulations and in the school daily, with the school books in the intersection between them.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-09-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.