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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2007.tde-03052007-110357
Documento
Autor
Nome completo
Andre Luiz Paulilo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Schmidt, Diana Goncalves (Presidente)
Carvalho, Marta Maria Chagas de
Mainardes, Jefferson
Mendonça, Ana Waleska Pollo Campos
Piletti, Nelson
Título em português
A estratégia como invenção: as políticas públicas de educação na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1935.
Palavras-chave em português
Educação popular
Escolarização 1922-1935
História da educação
Políticas Públicas de educação
Reforma educacional
Resumo em português
Esta pesquisa foi dedicada à abordagem das estratégias de reforma da educação pública na capital federal do Brasil entre os anos de 1922 e 1935. Ela teve como objetivo compreender as iniciativas de implementação de políticas públicas na área da educação, então acionadas na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Em especial, propôs-se a investigar as ações que Carneiro Leão no quadriênio 1922- 1926, Fernando de Azevedo entre 1927 e 1930 e Anísio Teixeira de 1932 a 1935 desenvolveram nessa instância da prefeitura do Rio de Janeiro. Para tanto, pesquisou uma série de textos produzidos no âmbito da administração pública. Relatórios, atas e legislação, bem como correspondências e até publicações em periódicos informaram acerca das várias tentativas de controle das práticas escolares e seus óbices. Igualmente, foram fontes para o estudo da administração central do ensino no Distrito Federal as memórias e parte da produção intelectual de seus principais componentes. Ao final da análise, concluiu-se que toda uma inconfessa atividade de improvisação e invenção cotidiana contribuiu para a reforma da educação pública no período. No estudo dos serviços educacionais e de sua burocracia, sobretudo, interessou mostrar as estratégias de controle e organização do funcionamento escolar como uma incessante invenção de subterfúgios e artifícios da ação administrativa. Para além disso, importou considerar o modo de administrar a educação pública segundo suas formalidades, a partir das suas normas regulamentares. Nesse sentido, predominou uma preocupação com os desdobramentos que, por meio das estratégias de reforma do ensino, a ação sobre os espaços e temporalidades da escola, sobre a carreira docente e sua especialização e sobre as populações escolares logrou alcançar à época. Em virtude dessas relações, a pesquisa, por um lado, ocupou-se da inventividade da ação administrativa e, por outro, das políticas públicas de educação que a Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal gerou entre 1922 e 1935.
Título em inglês
Strategy as invention: educational public policies in the town of Rio de Janeiro from 1922 to 1935.
Palavras-chave em inglês
Education reform
Educational public policies
History education
Popular Education
Schooling 1922- 1935
Resumo em inglês
This research deals with the strategies concerning the public educational reform in Brazil`s federal capital between 1922 and 1935. The chief goal has to understand the measures taken by the Federal District`s Public Instruction General Directorate as to the implementation of public policies in Education. Particular attention was given to the programs developed by Carneiro Leão (1922-26 term), Fernando de Azevedo (1927- 1930), and Anísio Teixeira (1932-1935) while at the head of such portfolio at Rio de Janeiro government. A careful scanning of a series of documents issued by the public administration - ranging from reports, minutes and legislation to official correspondence and periodicals - was the source to learn about the attempts to control school practices and their set backs. Likewise the memoirs and a fair part of the intellectual output of the notables involved in Educational central administration were duly probed. A surprising outcome at the end of the analysis revealed an impressive amount of improvisation and daily reinvention playing a key role in the reform of public instruction at the time. Of special interest to show the mechanism of control and the organizational work as a continuous make up subterfuges and artifices of administrative action was the examination of educational services and their bureaucracy. The formal aspect of public instruction administration starting from basic rules has taken into account as well, with a keen eye on the unfoldings brought about by actions on school ambience, teaching, career, its specialization and students staff. This research aiming to the relations between both instances in the analysis, engaged in the inventiveness of administrative action to shape a historical understanding of public educational policies engendered by the Federal District`s Public Instruction General Directorate between 1922 and 1935.
 
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Data de Publicação
2007-05-03
 
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