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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2007.tde-03052007-105431
Documento
Autor
Nome completo
Joao Nemi Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Correa, Manoel Luiz Goncalves
Dietzsch, Mary Julia Martins
Título em português
A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
Palavras-chave em português
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
Livro didático de Língua Portuguesa
Narrativa
PCN
PNLD
Tipos de texto
Resumo em português
Esta dissertação pretende, mediante a análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2005 - Plano Nacional do Livro Didático, trazer à luz discussões a respeito dos gêneros narrativos ficcionais nas escolas hoje. O trabalho se inicia com o levantamento e discussão das principais correntes teóricas acerca da narrativa e teorias da narratividade. A partir daí, buscando conceituar gêneros do discurso e tipos de texto, eixo norteador desta pesquisa, apresentamos elementos da discussão recente sobre o assunto entre os pesquisadores na área de ensino de língua portuguesa. Em seguida, procuramos analisar a forma como esses conceitos aparecem nos documentos oficiais - PCN e PNLD. Por fim, apresentamos a análise de duas coleções didáticas (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) dirigidas a alunos do Ensino Fundamental II à luz das discussões anteriores. Com a discussão teórica sobre a presença dos gêneros do discurso e tipos de texto nos documentos oficiais e livros didáticos e a análise do livro didático de Português para o Ensino Fundamental II, pretendemos levantar questões sobre a importância da produção do texto narrativo ficcional na escola hoje.
Título em inglês
Narrative in Schools: A study of the narrative genres in Portuguese Text books.
Palavras-chave em inglês
Discourse genres
Narrative
PCN
PNLD
Portuguese text books
Types of text
Resumo em inglês
This dissertation aims at discussing the narrative genres in schools today. The first part presents the main theoretical studies about narrative and narratology. By the study on discourse genres and types of text, main trait of this research, it is intended to show elements of a recent discussion among researchers in the field of teaching Portuguese. Next, it is investigated the concepts of genre and text in the official documents - PCN and PNLD. Finally, it is presented an analysis of two collections of books (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) intended for Ensino Fundamental II students. By presenting a discussion on discourse genres and types of texts in the official documents and text books and an analysis of Portuguese text books, it is intended to raise questions on the importance of fiction writing in schools today.
 
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Data de Publicação
2007-05-03
 
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