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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-02092009-160046
Documento
Autor
Nome completo
Regina Santana Alaminos de Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Domite, Maria do Carmo Santos (Presidente)
Ferreira, Rogério
Menezes, Luis Carlos de
Título em português
Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções
Palavras-chave em português
conhecimento primeiro
diálogo
etnomatemática
grandezas e medidas
Resumo em português
Este trabalho, um estudo do tipo qualitativo, teve como objetivo compreender de que modo os educadores matemáticos podem fazer emergir o conhecimento primeiro dos educandos no que se refere a grandezas e medidas , legitimando-os e procurando formas de dialogar com os educandos. Os dados/fatos foram coletados a partir de entrevistas com oito educandos de uma 6ª série (sete encontros) da Escola Estadual Antonio Candido Correa Guimarães Filho. Em cada encontro era esperado que uma questão associada a grandezas e medidas desencadeasse um processo gerador/problematizador em busca dos conhecimentos (primeiro) dos alunos. Os princípios da etnomatemática e as idéias de Paulo Freire, assim como teorizações sócio-construtivistas, constituíram os fundamentos da pesquisa. No que se refere às evidências de pesquisa, podemos, de início, dizer que as manifestações dos alunos estão envolvidas mais por uma arte ao formular, resolver e buscar aplicações em termos de grandezas e medidas do que por uma compreensão mais ou menos técnica da maneira como se mede; tomam-se padrões para esta ou aquela grandeza; como se os organizam e opera-se com eles. Em termos de conclusão, vale ressaltar que o exercício feito pela pesquisadora de operacionalização de atitudes, de busca e valorização do conhecimento primeiro que aqui já se mostrou voltada para os estudos etnomatemáticos, especialmente no que se refere a o que o outro pensa, como o outro vê ativou mais e mais o olhar da pesquisadora para processos de cunho etnomatemático tanto no âmbito pedagógico como em termos de pesquisa.
Título em inglês
On the previous knowledge: quantities and measures in the core of the attention
Palavras-chave em inglês
dialogue
ethnomathematics
previous knowledge
quantities and measures
Resumo em inglês
This paper, a research of the type qualitative, has as an aim the understanding of how mathematics educators can bring forth the first knowledge (previous knowledge) of the learners regarding quantities and measures , legitimizing them and looking for ways to dialogue with the students. The data/facts were collected from the interviews with eight 6th grade students (seven meetings) of the State School Antonio Candido Correa Guimarães Filho. In each meeting it was expected that a question related to quantities and measures would trigger a generating/problematizing process in search of the knowledge (the first one) of the students. The principles of ethnomathematics and Paulo Freire's ideas as well as socioconstructivist theories constituted the basis of the research. Regarding the research evidences we can say, initially, that the students' answers are involved more by an art when posing, solving and looking for applications in terms of quantities and measures, than by a more or less technical understanding of the way one measures, defines standards for this or that quantity, organizes them and works with them. In general, the research development allowed us to conclude that it is worth to emphasize that the exercise of the operationalization of attitudes, by the researcher, the quest for and the appreciation of first knowledge - that here has already shown itself focusing on ethnomathematics studies, especially with regard to what the "other" thinks, how the "other" sees - more and more enabled the researcher to look at the processes of an ethnomathematics nature both within the pedagogical scope as in terms of research.
 
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Data de Publicação
2009-10-09
 
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