• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-02092009-142512
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Vescovi Fortunato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Rocco, Maria Thereza Fraga (Président)
Barzotto, Valdir Heitor
Grillo, Sheila Vieira de Camargo
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de
Vargas, Maria Valiria Aderson de Mello
Titre en portugais
Autoria e aprendizagem da escrita
Mots-clés en portugais
autoria
escrita-aprendizagem
produção-texto
Resumé en portugais
Todo ato de escrita é um movimento singular de representação simbólica, é um ato de autoria de um escritor em atividade social de comunicação. A produção de textos exige do escritor uma série de decisões e de ações de linguagem que representam um trabalho intenso, resultado de operações cognitivas complexas. A aprendizagem da escrita compreende o domínio desses procedimentos e de sua gestão durante o processo de produção de textos. Por isso, ensinar a escrever textos é ensinar procedimentos de autoria. Para demonstrar essa tese, buscamos conhecer os contextos histórico e teórico que envolvem as concepções de autoria, de texto e de ensino da escrita para situar nosso objeto. A seguir estudamos as concepções de autoria de Bakhtin e Foucault, que consideramos basilares para este trabalho. Procuramos compreender ainda o processo de composição de textos escritos e interpretá-lo à luz da concepção de autoria adotada. A partir desse estudo, foi possível analisar e descrever procedimentos de autoria e compreendê-los como atos de linguagem que desempenham funções específicas na composição de um texto. Finalmente, a análise de uma amostragem da produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental descreveu os procedimentos utilizados pelos aprendizes e a adequação desse uso para sua aprendizagem da escrita. Concluímos que a aprendizagem da escrita requer uma prática de composição de textos contínua para seu desenvolvimento e que o ensino não pode focar um ou outro procedimento, mas o conjunto deles em toda a extensão da escolaridade.
Titre en anglais
Authorship and learning of writing
Mots-clés en anglais
authorship
text production
writing learning
Resumé en anglais
Every act of writing is a unique movement towards symbolic representation; it is an act of authorship performed by a writer engaged in an activity of social communication. Text production requires from the writer a series of decisions and language activities, which represent an intensive work stemmed from complex cognitive operations. The learning of writing implies the mastery of these procedures as well as their management during the process of text production. Therefore, to teach to write texts is to teach authorship procedures. To demonstrate this thesis, first we had to be cognizant of the historical and theoretical contexts related to notions of authorship, text and writing education in order to situate our object. Then, we studied Bakhtin and Foucaults notions of authorship, which we considered to be pivotal to this work. We also searched to understand the process of composing written texts and to interpret them in the light of the authorship notion we endorsed. This research made it possible to analyze and to describe authorship procedures so as we could understand them as acts of language that perform specific functions in the composition of a text. Finally, sample analysis of the written production of students from elementary school helped us describe the procedures used by these novices and the adequacy of this use to their learning of writing. We arrived at the conclusion that the development of writing education presupposes a continuous practice of text composition and that good teaching cannot simply focus on one procedure or another, but on their entire set for the whole duration of schooling.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
TeseMarciaVescovi.pdf (6.04 Mbytes)
Date de Publication
2010-03-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.