• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Carmen Lucia Rodrigues Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Voltolini, Rinaldo (Presidente)
Bastos, Marise Bartolozzi
Batista, Douglas Emiliano
Plaisance, Eric
Revah, Daniel
Título en portugués
A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
Palabras clave en portugués
Educação
Formação continuada
Formação de professores
Formação docente
Psicanálise
Resumen en portugués
Esta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.
Título en inglés
The teacher´s formation in the contemporaneity: from symptom to possibility
Palabras clave en inglés
Continued formation
Education
Faculty formation
Psychoanalysis
Teacher training
Resumen en inglés
This research has sought to identify an experience in the field of faculty formation that could carry indicatives of a disruption from the established model of formation by a specialist. Evidence of a breakaway from this model was found in a project developed by a group of teachers. The research is based on scholars of the field of faculty formation, such as Antônio Nóvoa, Maurice Tardif and Phillippe Perrenoud. In order to question the predominant ideal of faculty formation, this study is theoretically substantiated by psychoanalysis, referring to authors such as Sigmund Freud, Jacques Lacan and Rinaldo Voltolini. The development of this study is guided by ethnographic methodology. Thus, it has been concluded that the project developed by these teachers led to the engagement of theses professionals with their formation, so that they may be responsible as subjects of knowledge for the educational act.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-05-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.