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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-02052019-162057
Documento
Autor
Nome completo
Carmen Lucia Rodrigues Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Voltolini, Rinaldo (Presidente)
Bastos, Marise Bartolozzi
Batista, Douglas Emiliano
Plaisance, Eric
Revah, Daniel
Título em português
A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
Palavras-chave em português
Educação
Formação continuada
Formação de professores
Formação docente
Psicanálise
Resumo em português
Esta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.
Título em inglês
The teacher´s formation in the contemporaneity: from symptom to possibility
Palavras-chave em inglês
Continued formation
Education
Faculty formation
Psychoanalysis
Teacher training
Resumo em inglês
This research has sought to identify an experience in the field of faculty formation that could carry indicatives of a disruption from the established model of formation by a specialist. Evidence of a breakaway from this model was found in a project developed by a group of teachers. The research is based on scholars of the field of faculty formation, such as Antônio Nóvoa, Maurice Tardif and Phillippe Perrenoud. In order to question the predominant ideal of faculty formation, this study is theoretically substantiated by psychoanalysis, referring to authors such as Sigmund Freud, Jacques Lacan and Rinaldo Voltolini. The development of this study is guided by ethnographic methodology. Thus, it has been concluded that the project developed by these teachers led to the engagement of theses professionals with their formation, so that they may be responsible as subjects of knowledge for the educational act.
 
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Data de Publicação
2019-05-13
 
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