• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Marina Braguini Manganotte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Sawaya, Sandra Maria (Presidente)
Machado, Adriana Marcondes
Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Título em português
Escola que inclui, cidade que educa: apropriação do Programa Mais Educação em uma escola na periferia de São Paulo
Palavras-chave em português
Cidade educadora
Fracasso escolar
Inclusão escolar
Inclusão social
Mais educação
Urbanização
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as práticas escolares de uma escola da periferia da cidade de São Paulo têm se havido com a proposta de integração escola-cidade presente no Programa Mais Educação e suas diretrizes para o combate à exclusão social e escolar, a construção de uma cidade educadora, e a consolidação de uma escola comprometida com valores cidadãos. Para isso, realizamos um trabalho de investigação a partir de uma dupla trajetória. A primeira trajetória parte de uma leitura histórica para problematizar a tendência naturalizante e dualista das interpretações sobre o problema da exclusão social, por meio de uma interpretação da escola e da cidade modernas e sua crise nos dias de hoje, e de uma análise dos programas Mais Educação e Cidade Educadora. A segunda é baseada em um estudo de caso, que contou com o acompanhamento cotidiano de uma escola, dos trabalhos pedagógicos realizados em seu interior, de entrevistas com o diretor, os coordenadores, os professores e estudantes, e das análises dos Trabalhos Colaborativos Autorais (T.C.A.). Como resultado, o processo de pesquisa apontou dimensões contraditórias nas apropriações do Programa na escola que sinalizam para as formas de resistência dos estudantes quando se veem em meio a um processo de elaboração particular acerca dos temas de suas vidas cotidianas na cidade e na escola, tais como: a exclusão social, a violência contra mulher, a violência policial, o tráfico de drogas, a segregação espacial, os problemas ambientais, entre outros.
Título em inglês
School that includes, city that educates: appropriations of the Mais Educação program at a school in the suburb of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Cidade educadora
Mais educação
School failure
School inclusion
Social inclusion
Urbanization
Resumo em inglês
This research aims to understand how the school practices of a school in the suburb of the city of São Paulo make use of the proposal of school-city integration present in the Mais Educação Program and its guidelines for combating social and school exclusion, for the construction of an educating city and for the consolidation of a school committed to the values of the citizen. For this, we carry out a research work based on a double trajectory. The first trajectory starts from a historical reading to problematize the naturalizing and dualistic tendency of the interpretations on the problem of social exclusion, through an interpretation of the modern school and city and its crisis in the present day, and of an analysis of the programs Mais Educação and Cidade Educadora. The second is based on a case study, which included the daily follow-up of a school, the pedagogical works carried out in its interior, interviews with the director, coordinators, teachers and students, and analyzes of Trabalhos Colaborativos Autorais (T.C.A.). As a result, the research process pointed to contradictory dimensions in the appropriations of the Program in the school that signal to the forms of resistance of the students when they see themselves in the process of elaborating on the subjects of their daily lives in the city and in the school, such as: social exclusion, violence against women, police violence, drug trafficking, spatial segregation, environmental problems, among others.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-05-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.