• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-02042015-112400
Documento
Autor
Nombre completo
Evandro Rodrigues da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Belintane, Claudemir (Presidente)
Lima, Sheila Oliveira
Pinto, Ivan Vilela
Título en portugués
Ouvidos abertos: a oralidade, a escrita e a canção
Palabras clave en portugués
Canções-história e crítica
Escrita-história
Música popular-apreciação
Oralidade
Resumen en portugués
Observar as múltiplas relações entre a oralidade, a escrita e a canção popular brasileira são o objetivo deste trabalho. O que na canção seria atributo da cultura escrita? O que seria reverberação da tradição oral? Os estudos sobre a oralidade, a história da escrita e da leitura articulam-se à análise de fonogramas diversos, de diferentes momentos da história da canção brasileira. Oralidade, escrita, música e poesia compreendidos como campos distintos que, no corpo da canção, interpenetram-se, indiferentes a quaisquer hierarquias. A canção popular é, concomitantemente, compreendida como fenômeno musical, poético e cultural. Tratamos de pensar a canção como gênero e, de alguma forma, pensar seu lugar social (suas origens e transformações, suas relações com os mass media, sua capacidade de adaptar-se às mudanças de paradigmas de produção e recepção e o caráter dadivoso de sua economia). A voz, a palavra cantada, os corpos de quem canta e de quem ouve, os meios materiais de produção, difusão e fruição, constituem um sistema de trocas simbólicas, determinante para a conformação de um gênero específico (híbrido, poético-musical, que é a canção) que se configurou como principal vetor de representação de múltiplas sociabilidades e, não raro, promotor de uma aproximação reflexiva sobre as mesmas. Propomos, portanto, um exercício teórico que conjugue, de alguma maneira, o estudo da forma pela qual as canções se dizem ao que dizem sobre nós as canções.
Título en inglés
Ears wide open: orality, writing and the song
Palabras clave en inglés
Orality
Popular music-appreciation
Songs-history and criticism
Writing
Resumen en inglés
This work aims at observing the multiple relationships between orality, writing and popular songs. How much of song writing is attributable to written culture? How much of it is a reverberation of oral tradition? Studies about orality, the history of writing and reading are articulated with the analysis of different phonograms, from different moments in the history of the Brazilian song. Orality, writing, music and poetry, understood as distinct fields that, in the body of the song, interpenetrate each other, indifferent to hierarchy. Popular song can be simultaneously understood as a musical, poetic and cultural phenomenon. Our endeavor here is to treat the song as a genre and, somehow, to reflect upon its social place (its origins and transformations, its relationships with mass media, its ability to adapt to paradigm shifts of production and reception and the generous/bountiful/giving character of its economy. The voice, the word being sung, the bodies of those who sing and of those who listen, the material means of production, diffusion and appreciation constitute a system of symbolic exchanges, which is determining in the conformity of a specific genre (the hybrid, poetic-musicalone which the song is) which became the main vector of representation of multiple sociabilities and, not rarely, a promoter of a reflexive approximation between them. What we propose, then, is a theoretical exercise which is able to connect, in some manner, the study of the form through which these songs enunciate themselves to what these songs say about ourselves.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-04-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.