• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-02022009-121312
Document
Auteur
Nom complet
Darcisio Natal Muraro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco (Président)
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Goergen, Pedro Laudinor
Severino, Antonio Joaquim
Silveira, Lauro Frederico Barbosa da
Titre en portugais
A importância do conceito no pensamento deweyano: relação entre pragmatismo e educação.
Mots-clés en portugais
conceitos
democracia
Dewey
educação
pensamento.
pragmatismo
Resumé en portugais
Dewey desenvolve a teoria instrumental e operacional dos conceitos para explicar a forma inteligente do homem de conduzir sua experiência natural, social, cultural e democrática. O pragmatismo de Dewey compreende os conceitos como instrumentos que o pensamento reflexivo utiliza no processo da investigação para transformar uma situação problemática, inicialmente confusa e não dirigida em uma situação resolvida, harmoniosa como forma de garantir a permanente necessidade de adaptação do indivíduo ao meio, garantindo assim a sua sobrevivência. Os conceitos como instrumentos de significação ou instrumentos para estabelecer relações de continuidade entre meios e fins na e para a experiência têm a função de guiar a ação inteligente do ser humano. A solução experimental que resolve uma situação problemática é chamada de asserção garantida. Aquilo que é verdadeiro somente pode ser compreendido a partir das conseqüências práticas de um conceito cujos significados foram elaborados no processo investigativo. O estudo dos métodos para resolver problemas, Dewey chamou de lógica, ou teoria da investigação. Esta é histórica e evolutiva. Os conceitos são instrumentos sociais de comunicação dos significados da experiência através da linguagem e instrumentos que corroboram no processo investigativo. A aquisição destes instrumentos deve ser estimulada pela educação. A escola é o ambiente organizado e simplificado para a formação do hábito de pensar que ganham força no âmbito de uma sociedade democrática. A fé na vida democrática fundamenta-se na fé nas capacidades da natureza humana com necessidade inata de associação, cooperação e uso da inteligência humana na solução dos conflitos sobre bens sociais. A vida democrática é a que oferece as melhores oportunidades para o crescimento, uma vez que desperta naturalmente o interesse pela solução dos conflitos numa comunidade de comunicação. Constituindo-se, assim, a vida democrática é a única forma de vida digna dos seres humanos.
Titre en anglais
The importance of concepts in the Dewean thinking: relations between Pragmatism and the education.
Mots-clés en anglais
concepts
democracy
Dewey
education
pragmatism
thinking
Resumé en anglais
Dewey develops the instrumental and operational theory of concepts, in order to explain man intelligent form of conducting his natural, social, cultural and democratic experience. Deweys pragmatism comprehends the concepts as instruments the reflexive thought uses in the process of investigation, to transform a problematic situation, initially confuse and not commanded, in a resolved and harmonic situation, as a way to grant the permanent need for adaptation to environment by the individual, therefore granting him the survival. The concepts as instruments of signification or instruments for the establishment of relations of continuity between means and purposes in and for the experience have the function of guiding the intelligent action of the human being. The experimental solution that solves a problematic situation is called the warranted assertion. What is true to life can only be understood from the practical consequences of a concept, whose meanings were elaborated in the investigative process. Dewey called logic or theory of investigation the study of the methods to solve problems. The logic is historical and evolutive. The concepts are social instruments of communication of the meanings of the experience through language and instruments that corroborate in the investigative process. The acquisition of these instruments shall be stimulated by education. The school is the organized and simplified environment for the development of the habit of thinking, which urges in the ambit of the democratic society. Faith in the democratic life is founded on faith in the capacities of human nature with the innate necessity of association, cooperation and use of human intelligence in the solution of the conflicts over social assets. Democratic life is the one to offer the best opportunities for growth, once it naturally awakes the interest on the solution of conflicts in a communication community. Thus constituted, democratic life is the only form of life that is condign for human beings.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-03-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.