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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-01102014-140021
Documento
Autor
Nome completo
Mei Hua Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Favaretto, Celso Fernando
Mate, Alexandre Luiz
Título em português
Práticas de leitura no teatro de grupo: aproximações com a escola
Palavras-chave em português
Formação
Práticas de leitura
Teatro de grupo
Resumo em português
Visando estabelecer pontos de contato entre leitura, teatro e educação, a presente pesquisa tem por objetivo investigar práticas de leitura envolvidas nos processos criativos de grupos de teatro, especificamente a Cia. Paidéia de Teatro (Cia. Jovem Paidéia) e a Cia. Antropofágica (PY). Essas duas companhias integram o atual teatro de grupo paulistano e foram contempladas pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo ao longo de algumas edições. Na primeira etapa da pesquisa, foram realizadas observações e entrevistas junto aos grupos teatrais em questão (pesquisa de campo). Ainda nessa etapa foi feito um levantamento no Acervo do Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A leitura dos projetos dos demais grupos de teatro contemplados pela lei forneceu maior compreensão das ações culturais decorrentes do programa, bem como do panorama teatral delineado por essa política pública. A busca pelo entendimento do funcionamento do programa e dos grupos fomentados, aliada aos estudos sobre leitura nos grupos de teatro (in locu), forneceu subsídios que sustentam uma de nossas hipóteses de pesquisa: a configuração de práticas culturais dentre elas, a relacionada à leitura advinda do Programa de Fomento ao Teatro. A partir da coleta de dados e do referencial teórico adotado, a figura do líder surge como fundamental na condução das práticas coletivas de leitura, cuja mediação, segundo a análise, fundamenta-se em formação literária, cultural e política ampla por parte dos diretores teatrais. Elementos como o improviso, o trabalho com o corpo, com a escuta, e a formação pela ação e pela experiência, entre outros aspectos, também trazem implicações às práticas de leitura. Por fim, nosso estudo está centrado na ideia de que as práticas teatrais de leitura desenvolvidas por grupo que mantêm, como integrantes em seus núcleos de formação, jovens em faixa etária escolar possam iluminar as práticas escolares de leitura.
Título em inglês
Reading practices in the theater group: approaches to school
Palavras-chave em inglês
Formation
Group theater
Reading pratices
Resumo em inglês
To establish points of contact between reading, theater and education, this research aims to investigate practices of reading involved in the creative processes of theater groups, specifically Cia Paidéia Theatre (Young Co. Paideia ) and Cia Antropofágica (PY) . These two companies are part of the current São Paulo group stage and were contemplated by the Municipal Development Program of the Theater to the City of São Paulo over some issues . In the first stage of the research, observations and interviews with the theater groups in question (field research) were performed. Although this step was a survey in the Collection of Fomento Municipal Theatre of São Paulo Culture. Reading the projects of other theater groups contemplated by law provided greater understanding of cultural actions arising from the program as well as the theatrical panorama outlined by this policy . The search for understanding of the functioning of the program and encouraged groups , combined with studies on reading in theater groups ( in locus ) , provided subsidies underpinning of our research hypotheses : the configuration of cultural practices - among them, related to reading - arising out of the Support Program to the theater . From the collection of data and the theoretical approach, the figure of the leader emerges as key in driving the collective reading practices, whose mediation , according to the analysis , is based on extensive literary , cultural and political training by theater directors . Elements such as improvisation , working with the body, with listening , and training by action and experience , among others , also have implications to the practice of reading.Finally , our study is focused on the idea that the theatrical reading practices - developed by the group holding , as members in their training centers , young people of school age - can illuminate school reading practices.
 
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MEI_HUA_SOARES.pdf (2.15 Mbytes)
Data de Publicação
2014-10-07
 
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