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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-01082019-155249
Documento
Autor
Nome completo
Sheyla Aparecida Tavares Pedrucci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Kruppa, Sonia Maria Portella (Presidente)
Gouvêa, Maria Elena de
Ristoff, Dilvo Ilvo
Título em português
Tensões entre avaliação e regulação da educação superior no Brasil: mapeamento das instituições extintas a partir do Decreto nº 5.773/2006
Palavras-chave em português
Avaliação
Decreto nº 5.773/2006
Educação superior
Regulação
Supervisão
Resumo em português
A pesquisa, Tensões entre avaliação e regulação da Educação Superior no Brasil: mapeamento das instituições extintas a partir do Decreto nº 5.773/2006, investiga e lastreia os processos de supervisão da educação superior, instaurados a partir do Decreto nº 5.773 de 2006, localizando as Instituições de Ensino Superior (IES) extintas, entre os anos de 2006 a 2018. O trabalho de natureza qualitativa, com características exploratórias, apoia-se, para tanto, na análise da legislação brasileira sobre o tema da Educação Superior no Brasil, em dispositivos legais (leis, decretos, portarias, e normas) específicos desta modalidade de ensino, nos conceitos de avaliação, regulação e qualidade da educação superior, complementada por um eixo quantitativo, a partir do Censo da Educação Superior e informações registradas no Cadastro e-MEC do Ministério da Educação (MEC). Como resultado desta pesquisa, foi feito um mapeamento dos 213 casos de IES extintas identificadas ao longo de 2006 a 2018, dos quais 131, exclusivamente, decorrentes da aplicação do Decreto nº 5.773/2006. O mapeamento realizado neste trabalho permitiu, ainda, delinear o perfil prevalente desse grupo, caracterizando-se por serem IES com categoria administrativa privada e organização acadêmica do tipo Faculdade. Tal mapeamento permitirá a abertura de novas pesquisas sobre esta temática.
Título em inglês
Tensions between evaluation and regulation of higher education in Brazil context: mapping of extinct institutions based on Decree No. 5,773/2006
Palavras-chave em inglês
Decree No 5,773/2006
Evaluation
Higher education
Regulation
Supervision
Resumo em inglês
This study, "Tensions between evaluation and regulation of Higher Education in Brazil context: mapping of extinct institutions based on Decree No. 5,773/2006", investigates and systematizes the supervisory processes of higher education established by Decree No. 5,773/2006, between 2006 and 2018. This research is a qualitative work with exploratory characteristics it is based on: the analysis of the Brazilian legislation on Higher Education (laws, decrees, resolutions, etc); on different concepts of evaluation, regulation and quality of higher education; and it is complemented by a quantitative approach from the Higher Education Census and information registered in the Cadastro e-MEC (governmental system of Higher Education institutions), hosted by the Ministry of Education (MEC). As a result of this research, a mapping of extinct HEIs was carried out, with detailed information of the 213 cases of extinct HEIs identified during 2006 to 2018; 131 IES of witch, exclusively, resulting from the application of Decree nº 5,773/2006. The mapping carried out in this study also allowed us to outline the prevalent profile of this group, being characterized as: being HEI with a private administrative category and academic organization of the type Faculty. More than that, this mapping gives opportunity to new researches and studies in this thematic.
 
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Data de Publicação
2019-08-27
 
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