• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-01082019-151129
Document
Auteur
Nom complet
Larissa Patrício Campos de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Mrech, Leny Magalhaes (Président)
Cardieri, Elisabete
Silva, Adriano Correia
Titre en portugais
O mundo moderno e a educação: uma reflexão acerca das contribuições de Hannah Arendt
Mots-clés en portugais
Autoridade
Educação
Hannah Arendt
Mundo moderno
Tradição
Resumé en portugais
A presente dissertação visa a pesquisar o sentido atribuído pela filósofa judia de origem alemã Hannah Arendt à educação no contexto por ela analisado da crise do mundo moderno, intencionando identificar e aprofundar os conceitos centrais que embasam a autora em suas reflexões. Mergulhando na vasta produção bibliográfica de Arendt, bem como em sua própria biografia e no devastador panorama histórico do século XX ocidental que emoldura a produção de suas obras, buscamos compreender qual o significado da educação para a filósofa e os motivos pelos quais ela afirma estar esta esfera pré-política tão cara e essencial à manutenção do mundo público e comum em uma crise profunda na modernidade. A recusa dos representantes do mundo adulto, pais e professores, em assumir a sua responsabilidade face à natalidade, ao nascimento de novos seres que devem ser introduzidos e apresentados ao tesouro do conhecimento humano produzido pelas gerações anteriores e a nós legado pela tradição, leva, na perspectiva arendtiana, a um deflacionamento desastroso da espessura simbólica que outrora revestia a fala dos docentes nas salas de aula. Com a quebra da tradição na época moderna, fruto dos eventos catastróficos do século passado, e a ascensão no cotidiano escolar de modernas teorias pedagógicas pautadas na psicologia, vemos a autoridade professoral, elemento sine qua non para o ensino e para a aprendizagem, naufragar a olhos vistos.
Titre en anglais
The modern world and the education: a reflection on Hannah Arendt's contributions
Mots-clés en anglais
Authority
Education
Hannah Arendt
Modern world
Tradition
Resumé en anglais
This dissertation aims at investigating the meaning given by German-born Jewish philosopher Hannah Arendt to education in the context of the modern world crisis which she analyzed, and intends to identify and further the key concepts that underpin her ideas. Poring over her vast bibliographical output as well as her personal biography, and the devastating historical scenario of the 20th century in the Western world, which frame her work, the study seeks to understand the meaning of education for the philosopher and the reasons why she states that such pre-political instance, so dear and crucial for the maintenance of the public and shared world, is in such a deep crisis in the modern world. The refusal of members of the adult world, parents and teachers, to assume their responsibility in the face of nativity, the birth of young beings that must be introduced and presented to the treasure of human knowledge produced by previous generations and which we have traditionally inherited, leads, in the authors perspective, to a disastrous deflation of the symbolic layers that once were associated with teachers discourse in the classroom. After the collapse of tradition in modern days, result of catastrophic events in the 20th century, and the rise of modern pedagogical theories based on psychology, it is noticeable that the teachers authority, a sine qua non element for teaching and learning, is rapidly disappearing.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-08-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.