• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-01072008-150330
Documento
Autor
Nombre completo
Jailton Nascimento Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Bittencourt, Circe Maria Fernandes (Presidente)
Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
Mate, Cecilia Hanna
Título en portugués
Mawa'aiaká - escola de resgate cultural: a trajetória da escola entre os índios Kamaiurá, de 1976 a 2004.
Palabras clave en portugués
Educação indígena
História
Índios Kamaiurá
Xingu-MT(1976 -2004)
Resumen en portugués
Esta pesquisa é uma tentativa de iniciar a historiografia de uma experiência escolar que está apenas começando: "Mawa'aiaká. Escola de Resgate Cultural". Trata-se do projeto escolar dos índios Kamaiurá, que habitam o Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. O período abrangido, de 1976 a 2004, se estende desde o ano em que foi construída a primeira escola no Parque, num Posto Indígena da FUNAI, próxima à aldeia Kamaiurá, até o ano de 2004, no qual estes índios, que até então se recusavam a participar dos projetos oficiais ali realizados, desenvolveram seu próprio projeto e construíram uma escola dentro de sua aldeia. Após uma apresentação do contexto histórico antropológico próprio da região do Alto Xingu e da inserção ali do povo Kamaiurá, recolhe depoimentos de lideranças, professores indígenas da aldeia, ex-professoras, não índias, contratadas pela FUNAI durante este período, para constatar, baseado na história das disciplinas escolares e conforme a sociologia da mudança, de Georges Balandier, que este povo busca, através do controle direto da Escola e de seus currículos, um posicionamento político que fortaleça sua identidade no contato com a nossa sociedade.
Título en inglés
Mawa'aiaká - school of cultural rescue: the trajectory of the school between Kamaiurá indians, from 1976 to 2004.
Palabras clave en inglés
History
Indigenous education
Kamaiura indians
Xingu-MT(1976 - 2004)
Resumen en inglés
The research now proposed is a trial to begin a historiography of a school experience which is only starting: "Mawa'aiaká. Escola de Resgate Cultural". It deals about the school project from Kamaiurá indians whose live in the Parque Indígena do Xingu in the Mato Grosso state. The embraced period (1976 - 2004) contains since the first built school in the Parque in a FUNAI Indian Station near to Kamaiurá Village till 2004 when the indians whose, until then refused to participate in the oficial projects accomplished there, developed your own project and constructed a school inside the village. After a presentation of the historical and anthropological context from the Alto Xingu zone and its introduction of Kamaiurá indians, we intended to collect speeches from the leadership, indians teachers in the village and other protagonists of this project in order to testify, based on school discipline's history and founded on the Change Sociology from Georges Balandier, that this people goes toward, through the direct control of the school and its path, a political position that improve your identity in relation with our society.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-07-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.