• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-01042015-135942
Documento
Autor
Nome completo
Denis Plapler
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei (Presidente)
Lorieri, Marcos Antonio
Rodrigues, Cassiano Terra
Título em português
O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman
Palavras-chave em português
Conhecimento
Diálogo
Educação democrática
Experiência
Filosofia da educação
Resumo em português
Por meio deste trabalho pretende-se examinar a função da escola como instituição e do professor como agente ativo dentro desta instituição através do pensamento de John Dewey e de Matthew Lipman. Para isto a pesquisa irá se debruçar sobre a concepção de conhecimento, de filosofia e de educação no pensamento destes dois filósofos e educadores. Posteriormente a pesquisa objetiva aproximar o que Dewey diz a respeito do conhecimento e da educação daquilo que Lipman afirma a respeito da filosofia, para assim verificar se, tomando como base a concepção de conhecimento em Dewey, o método de ensino desenvolvido por Lipman para a filosofia pode aplicar-se não apenas ao ensino desta como disciplina, mas também a outras áreas do conhecimento.
Título em inglês
The dialogue and the construction of knowledge: notes from John Dewey and Matthew Lipman
Palavras-chave em inglês
Democratic education
Dialogue
Experience
Knowledge
Philosophy of education
Resumo em inglês
The present work reconsider the school function as an institution and the teacher's roll. There for this research will make an exams about the conception of the knowledge in philosophy and education, in the thought of John Dewey and Matthew Lipman. The research try to approximate the two authors, taking this process as a base of knowledge in Dewey, the teaching method developed by Lipman for the philosophy can be apply not only in this subject but as the education in general.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DENIS_PAPLER.pdf (1.03 Mbytes)
Data de Publicação
2015-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.