• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2008.tde-29012009-085806
Documento
Autor
Nome completo
Carmem Alice Perez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Nogueira, Maria Ines (Presidente)
Muramatsu, Mikiya
Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive
Título em português
Análise de uma experiência investigativa e interdisciplinar de ensino de ciências
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Atenção
Experiências de vida
Formação de professores
Memória
Resumo em português
A aprendizagem para se configurar como tal necessita da atenção e da memória. Pesquisas em Neurociência colocam que, durante a aprendizagem, são formadas memórias que dependem da capacidade que tem o sistema nervoso de modificar-se em decorrência das experiências vivenciadas. O arquivamento de informações é mediado por diferentes módulos do sistema nervoso que funcionam de forma independente, porém cooperativa. (XAVIER, 1993). O que conduz, portanto, à inferência de que quanto mais informações houver sobre o mesmo fato maior será o número de áreas cerebrais envolvidas na retenção do mesmo na memória, conseqüentemente, melhor será a sua aprendizagem. Esse estudo procura analisar os efeitos da aplicação de atividade de ensino que estabeleça abordagem investigativa interdisciplinar, de um mesmo tema, na concentração da atenção, no interesse do aprendiz para o fato estudado, bem como sua eficácia na retenção e conseqüente aprendizagem do conteúdo abordado Foi elaborado um curso de Formação Continuada a professores do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo sobre o tema Luz e Visão: Você entende o que olha? Foram abordados os aspectos biológicos, físicos e químicos do tema. Participaram vinte professores que foram divididos em grupos heterogêneos quanto à unidade de origem e área de formação. Foi efetuada avaliação quantitativa com testes pré e pós formação, bem como avaliado qualitativamente quanto a: interações orais, por gravações em vídeo e à produção escrita dos participantes. Ainda, foi explorada a possibilidade de transposição da experiência à realidade da escola de origem de cada um. Ainda, compõe os resultados a transcrição de vídeo sobre a dissecação do olho de boi. Os resultados evidenciaram ganho significativo de conhecimento (signal test em nível de significância de 5%), referendado também na avaliação qualitativa da interação dos docentes UE, participantes. Os projetos de aplicação nas UE foram apresentados ao final das atividades do curso e destes, quatro foram total, ou parcialmente aplicados nas UE, com resultados muito positivos. Essa experiência indica que é possível melhorar a aprendizagem, por abordagem investigativa interdisciplinar, mas principalmente que é preciso investir na formação e valorização do professor.
Título em inglês
Analysis of an experience investigative and interdisciplinary in sciences education
Palavras-chave em inglês
Attention
Learning
Life experiences
Memory
Teacher education
Resumo em inglês
The learning to configure itself as such needs the attention and the memory. Research in Neuroscience places that, during the learning, memories are formed that depend on the capacity that has the nervous system to modify itself in result of the lived deeply experiences. The filling of information is mediated by different modules of the system nervous that function of independent form, however cooperative. (XAVIER, 1993). What it leads, therefore, to the inference of that the more information it will have on the same bigger fact will be the number of involved cerebral areas in the retention of the same in the memory, consequently, better will be its learning. This study it looks for to analyze the effect of the application of activity of education that establishes investigative boarding to interdisciplinary, of one same subject, in the concentration of the attention, the interest of the apprentice for the studied fact, as well as its effectiveness in the retention and consequence learning of the boarded content a course of Continued Formation was elaborated the teachers of the average education of the public net of the state of São Paulo on the subject Light and Vision: You understand what she looks at? The biological, physical and chemical aspects had been boarded of the subject. Twenty teachers had participated who had been divided in heterogeneous groups how much to the unit of origin and area of formation. Quantitative evaluation with tests daily pay and after formation was effected, as well as evaluated qualitatively how much: verbal interactions, for writings in video and to the written production of the participants. Still, the possibility of transposition of the experience to the reality of the school of origin of each one was explored. Still, it composes the results the video transcription on the dissection of the ox eye. The results had evidenced significant profit of knowledge (signal test in level of significance of 5%), also authenticated in the qualitative evaluation of the interaction of the teachers UE, participants. The projects of application in the UE had been presented to the end of the activities of the course and of that, four they had been total, or partially applied in the UE, with very positive results. This experience indicates that it is possible to improve the learning, for investigative boarding to interdisciplinary, but mainly that she is necessary to invest in the formation and valuation of the teacher.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
perezcarmem_me.pdf (3.35 Mbytes)
Data de Publicação
2009-03-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.