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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2010.tde-21102010-103026
Documento
Autor
Nome completo
Marina Taricano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bernardi, Maria Martha (Presidente)
Felicio, Luciano Freitas
Pinto, Frederico Azevedo da Costa
Título em português
Efeitos da administração pré-natal de lps no aprendizado e/ou memória na prole de ratas
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Desenvolvimento
Lipopolissacarídeos
Ratos
Resumo em português
O lipopolissacarídeo (LPS) é uma endotoxina de bactérias gram-negativas utilizada experimentalmente para estimular processos inflamatórios e ativar o sistema imune através da liberação de citocinas pró-inflamatórias no sistema nervoso central (SNC). A administração experimental de LPS a ratas prenhes resulta em alterações que podem ser verificadas tanto nos animais submetidos ao tratamento quanto na prole destas fêmeas. O objetivo deste estudo foi o de verificar a existência alterações relacionadas à aprendizagem e à memória na prole masculina de ratas submetidas ao LPS durante a gestação. Para tanto, foi administrado LPS (100mg/kg) no 9,5º dia da prenhes de ratas Wistar. O presente trabalho avaliou os efeitos desta administração no reconhecimento dos animais utilizando o olfato tanto na infância quanto na idade adulta, assim como os níveis de neurotransmissores no bulbo olfatório. A atividade geral dos animais foi analisada no campo aberto e também o comportamento no labirinto em cruz elevado. A aprendizagem dos animais foi observada na caixa de Skinner e também foi analisado reconhecimento de objetos dos animais. Os níveis de neurotransmissores do hipocampo na idade adulta também foram dosados. Os resultados mostraram que a administração de LPS no 9,5º de gestação causou: 1) diminuição do reconhecimento do odor materno nos filhotes na infância e que essa alteração não permanece na idade adulta; 2) diminuição nos níveis de dopamina no bulbo olfatório dos animais tratados pré-natalmente; 3) ausência de interferência na atividade geral e de locomoção dos animais quando comparados com o grupo controle; 4) ausência de alterações na aquisição do aprendizado resultando porém em diminuição no tempo de reversão do aprendizado; 5) nenhuma diferença no reconhecimento de novos objetos assim como ausência de alterações nos níveis de neurotransmissores no hipocampo comparado ao grupo controle. Esses dados sugerem que infecções maternas podem interferir no ambiente intra-uterino e desta forma interferir no desenvolvimento e na atividade do SNC da ninhada em longo prazo
Título em inglês
Effects of the LPS administration in learning and/or memory in offspring rats
Palavras-chave em inglês
Development
Learning
Lipopolysaccharides
Rats
Resumo em inglês
The lipopolysaccharide (LPS) is an endotoxin of gram-negative bacteria used experimentally to stimulate inflammatory processes and activate the immune system through the release of pro-inflammatory cytokines in the central nervous system (CNS). The experimental administration of the LPS in pregnant rats results in changes that can be viewed both in animals subjected to the treatment and the offspring of these females. The aim of this study was to verify the changes related to learning and memory in male offspring of rats submitted to LPS during gestation. It was administered LPS (100mg/kg) in 9,5th day of pregnant of Wistar rats. This work has investigates the effects of this administration in recognition of animals using the olfaction in childhood and adulthood as well as levels of neurotransmitters in the olfactory bulb. The general activity of the animals was analyzed in the open field task and also the behavior in the elevated pluz maze. The learning process of the animals was observed in the Skinner box and also studied animal objects recognition. The levels of neurotransmitters of hippocampus were also analyzed. The results showed that the administration of LPS on 9,5 gestation day caused: (1) decrease of the smell recognition in childhood and do not remains in adulthood; (2) decrease in levels of dopamine in the olfactory bulb of the animals treated; (3) not interfered in general activity of animals when compared with the control group; (4) there was no difference in the acquisition of learning but presented decrease in time reversal of learning; (5) did not make differences in recognition of the new objects as well as not submitted changes in levels of neurotransmitters in hippocampus compared to the group control. These data suggest that maternal infection can interfere in the intrauterine environment and thus interfere with development and activity of the SNC
 
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taricano_me.pdf (1.45 Mbytes)
Data de Publicação
2011-01-12
 
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