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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2017.tde-20032017-113030
Documento
Autor
Nombre completo
Danielle Borrego Perez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Piemonte, Maria Elisa Pimentel (Presidente)
Pompeu, José Eduardo
Sá, Cristina dos Santos Cardoso de
Título en portugués
Treinamento virtual: é possível aprender por meio de jogos? Aprendizado e retenção em indivíduos com sequelas crônicas de acidente vascular encefálico
Palabras clave en portugués
Acidente vascular encefálico
Aprendizagem motora
Retenção
Treinamento virtual
Resumen en portugués
O processo de aprendizagem motora (AM) envolve a reorganização de redes neurais mediadas pelo treino a qual permite um aprimoramento do desempenho na tarefa treinada. O sucesso da reabilitação de pacientes com lesões nervosas é intimamente dependente do potencial do treinamento aplicado de ativar e potencializar o processo de AM. A sequela motora mais limitante e refratária a reabilitação em pacientes vitimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE), é a paresia do membro superior contralateral ao hemisfério lesado. Diante disso, a busca por novas estratégias de treino que potencializem o processo de AM têm sido uma constante na área. O treinamento em realidade virtual (RV) é uma nova promessa nesse sentido, pois poderia oferecer condições favoráveis para AM. A despeito do crescimento do uso desse tipo de ferramenta para reabilitação do membro superior parético (MSP) em pacientes com AVE, ainda não há evidencias consistentes sobre seu potencial para promover AM. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a melhora do desempenho de curta e longa duração após um treinamento para membros superiores (MS) em RV, baseado em jogos do Nintendo Wii® (NW), em indivíduos portadores de sequelas crônicas de AVE. Para alcançar esse objetivo, o desempenho de 22 indivíduos com sequelas crônicas de AVE em MS, 17 homens e 5 mulheres com média de idade 52.7±10.29 e média de 5.68±5.31 anos pós AVE foi registrado em quatro jogos do NW que demandam movimentos de MS com amplitude e velocidade variáveis e foram comparados antes e depois do treino. A aquisição intrasessão foi obtida por meio da comparação da pontuação nos jogos antes do treinamento (AT) e imediatamente após o treino (IDT), enquanto a retenção de curta duração foi obtida pela comparação entre a avaliação IDT e 48 horas após o treino (48hDT), e a de longa duração entre a avaliação IDT e 7 dias após o treino (7dDT). O treinamento foi realizado em sessão única, com 5 repetições de cada um dos quatro jogos, sendo que a 2°, 3° e 4° o fisioterapeuta responsável interferiu por meio de pistas explícitas e implícitas, a fim de favorecer as respostas motoras dos pacientes. A pontuação nos jogos, tomadas como desfecho primário, serão analisadas por meio de ANOVA para medidas repetidas, considerando-se como fator as avaliações (AT, IDT, 48hDT e 7dDT), uma para cada um dos jogos. Acreditamos que os resultados deste estudo poderão contribuir com evidências, fundamentando o uso terapêutico do treino em RV para pacientes com AVE, com base no seu potencial de promover melhora do desempenho motor do MSP e a retenção desta melhora
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Cerebral Vascular Accident
Motor learning
Retention
virtual training
Resumen en inglés
The process of motor learning (ML) involves the reorganization of neural networks mediated by training, which enables an improvement in the performance of the trained task. The success of rehabilitation of patients with nerve damage is closely dependent on the potential of the applied training to activate and increase the ML process. The most limiting and refractory motor sequel of rehabilitation in patients victims of Cerebral Vascular Accident (CVA) is the paresis of the upper limb contralateral to the injured hemisphere. Therefore, the search for new training strategies that enhance the ML process has been a constant in the area. The virtual reality training (VR) is a new promise in this sense, because it could offer favorable conditions to ML. Despite the growing use of this type of tool for rehabilitation of the paretic upper limb (PUL) in patients with stroke, there is no consistent evidence about its potential to promote ML. Thus, the objective of this study was to investigate the improvement of short and long term performances after training for upper limbs (UL) in VR, based on Nintendo Wii® games (NW), in individuals with chronic sequelae of stroke. To achieve this goal, the performance of 22 individuals with chronic sequelae of stroke in UL, 17 men and 5 women in an average age of 52.7 ± 10.29 and 5.68 ± 5.31 years post stroke, was recorded in four NW games that require movements of UL with variable amplitude and speed that were compared before and after training. The intrasession acquisition was obtained by comparing the scores of the games before training (BT) and immediately after training (IAT), while the short-term retention was obtained by comparing the evaluation IAT and 48 hours after training (48hAT), and the long-term between IAT evaluation and 7 days after training (7dAT). The training was conducted in a single session, with five repetitions of each of the four games, in which 2nd, 3rd and 4th, the responsible physiotherapist directed through explicit and implicit clues, in order to benefit the motor responses of patients. The score in the games, taken as the primary endpoint, will be analyzed by ANOVA for repeated measures, considering as a factor assessments (BT, IAT, 48hAT and 7dAT), one for each of the games. We believe that the results of this study can contribute with evidences, substantiating the therapeutic use in VR for stroke patients, based on their potential to promote PUL motor performance improvement and its retention
 
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Fecha de Publicación
2017-04-18
 
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