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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2008.tde-14112008-124245
Documento
Autor
Nome completo
Fabiane Carvalhais Regis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Bergamasco, Nielsy Helena Puglia (Presidente)
Viegas, Drauzio
Xavier, Gilberto Fernando
Título em português
Avaliação da aprendizagem e habilidade de memória em bebês nascidos a termo no período de um a dois meses de vida
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Bebês
Memória
Resumo em português
Estudos recentes vêm demonstrando a capacidade de aprendizagem associativa e memória em bebês de três a quatro meses de vida, utilizando o paradigma do móbile. Partindo-se da premissa que a memória é essencial para o processo de aprendizagem, a realização desse estudo objetivou avaliar as habilidades de aprendizagem e memória em bebês sadios a termo, no período de um a dois meses de vida, utilizando como instrumento um móbile colorido. Ao todo foram avaliados 34 bebês, distribuídos em 3 grupos denominados, grupos A, B e C, que diferiam em termos de procedimento experimental. No grupo A o bebê mantinha uma fita atada ao tornozelo e fixada na haste do móbile, de modo que o movimento da sua perna exercia o movimento do móbile. No grupo B, o bebê foi apenas posicionado no berço e seu movimento não interferia no movimento do móbile. No grupo C, a pesquisadora promovia o movimento contínuo do móbile, independente do movimento do bebê. Foram realizadas três sessões, com duração máxima de dez minutos. No decorrer das sessões foi avaliado o comportamento do bebê, a taxa de chutes e o período de latência, esse último apenas no grupo A .Os resultados revelam que os bebês do grupo A apresentam mais o comportamento de emitir sons, maior taxa de chutes por minuto e associam o chute ao movimento do móbile de modo crescente e linear no decorrer das sessões. Bebês do grupo B apresentam mais o comportamento de irritabilidade. Tanto o grupo A quanto o grupo C revelam maior tempo de olhar o móbile. Esses dados, embora com a pequeno tamanho amostral, corroboram os resultados de estudos anteriores quanto a aprendizagem e memória em fases precoces do desenvolvimento.
Título em inglês
Learning assessment and memory ability in babies at one to two months of age born at full term
Palavras-chave em inglês
Infants
Learning
Memory
Resumo em inglês
Recent studies have shown associative learning and memory ability in babies at the age of three to four months, using the mobile paradigm. Considering that memory is essential for the learning process, this study aimed at assessing learning and memory abilities in health babies born at full term, within their first to two months of life using a color mobile as a tool. Overall 34 babies were assessed, distributed in 3 groups called groups A, B and C, who differed in terms of experimental procedure. In group A, babies had a ribbon tied around their ankle and fixed to the mobile, in such a way that the babies leg movement made the mobile move. In group B, babies were only placed in the crib and their movement would not interfere with the mobiles movement. In group C, the researcher made the mobile move continuously, regardless of the babies movement. Three sessions were held, which lasted no more than 10 minutes. Throughout the sessions babies behavior was assessed, the number of kicks and the latent period, the latter only with group A. Results show that group A babies make the more sounds, have a higher rate of kicks per minute and associate kicking to the mobile movement in a crescent and linear way during sessions. Group B babies show a more irritable behavior. Both group A and group C babies look at the mobile for a longer period of time. These data, however small the sample size, corroborate results of previous studies with regards to learning and memory in the early phases of development.
 
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REGIS_FC_ME.pdf (921.44 Kbytes)
Data de Publicação
2009-01-09
 
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