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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2009.tde-04122009-110454
Documento
Autor
Nombre completo
Katia Esper Izar Verniano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive (Presidente)
Capovilla, Fernando Cesar
Morya, Edgard
Título en portugués
Efeito de áudio em 3D na compreensibilidade de uma entre duas mensagens simultâneas em língua estrangeira: aplicação em grupos de controladores de tráfego aéreo experientes e novatos
Palabras clave en portugués
Acuidade auditiva
Audição monódica e dicótica
Controladores Aeroviários
Percepção da fala
Resumen en portugués
Esse estudo teve o objetivo de verificar se a apresentação DICÓTICA (ou espacializada, sistema de áudio em 3D) de duas frases simultâneas facilitaria a compreensão da frase alvo em relação à apresentação diótica (não espacializada). Participaram dessa pesquisa controladores de tráfego aéreo (CsVoo), divididos em dois grupos de acordo com sua experiência profissional (novatos e experientes). Todos os participantes tinham o Português Brasileiro como língua-mãe, mas as duas frases apresentadas a eles pelo protocolo experimental (uma alvo, outra mascaradora) eram em inglês. A espacialização das mensagens beneficiou o reconhecimento da mensagem alvo pelos voluntários. Não houve diferenças significativas entre voluntários com diferentes níveis de conhecimento em inglês, experiência profissional ou sexo.
Palabras clave en inglés
Air traffic controllers
Auditory acuity
Monotic and dycotic listenihg
Speech percetion
Resumen en inglés
This study aimed to verify whether the dichotic or spatialized (3D audio system) presentation of two simultaneous sentences in English facilitate the identification of a target information comparing to dihotic (nonspatialized) presentation. The subjects in this study were air traffic controllers having as L1 (mother tongue) Brazilian Portuguese, and were divided into two groups (novice and experienced), according to their period of experience on the job. The spatialization of messages improved recognition of the target message by the volunteers. There were no significant differences between volunteers with different levels of knowledge in English, professional experience or gender.
 
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Fecha de Publicación
2010-01-07
 
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