• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2018.tde-04092018-101829
Documento
Autor
Nombre completo
Priscila Lima Cerqueira Ferreira Sertori
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Serafim, Antonio de Padua (Presidente)
Assumpcao Junior, Francisco Baptista
Boggio, Paulo Sérgio
Cunha, Paulo Jannuzzi
Título en portugués
A eficácia de um programa de treino da atenção e orientação parental de crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos
Palabras clave en portugués
Atenção
Psicoeducação e Orientação aos pais
Treino cognitivo
Resumen en portugués
Crianças e adolescentes com Transtornos Mentais apresentam déficits atencionais. Na literatura encontram-se estudos de treino cognitivo com TDAH que sugerem melhoras nos testes neuropsicológicos, porém, sem generalização dos benefícios para outros contextos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os resultados de um Programa de Estimulação da Atenção (PEA) estruturado com treino cognitivo da atenção, psicoeducação e orientação aos pais de crianças e adolescentes que realizavam tratamento psiquiátrico e apresentavam queixas de atenção.Participaram deste estudo 29 crianças e adolescentes (8-17 anos) organizados em dois grupos: Experimental-GE (n=17), submetidos a 10 sessões de treino cognitivo associados à psicoeducação e orientação de pais / responsáveis e Grupo Controle-GC (n=12), que receberam apenas o treino cognitivo (10 sessões). Foi aplicada a escala MTASNAP- IV nos pais, professores e pacientes e uma bateria neuropsicológica nas fasespré e pós-intervenção. Os resultados evidenciaram melhoras no desempenho dos testes nos dois grupos após o treino cognitivo de atenção. No entanto, o GE apresentou melhora significativa no teste de atenção concentrada, com diminuição das omissões e aumento de estímulos detectados, indicando maior precisão e menos erros. Além disso, o GE também apresentou maior redução dos sintomas de desatenção, hiperatividade e comportamento opositor desafiador de acordo com Escala MTA-SNAP-IV. Esse dado representa um novo achado para literatura, já que até então os trabalhos existentes indicavam, apenas, os benefícios do treino cognitivo para os testes neuropsicológicos, sem mostrar a generalização dos benefícios para outros ambientes, inclusive na diminuição dos sintomas de desatenção ao levar em conta a percepção dos responsáveis. Acredita-se que os resultados alcançados indicam um quadro promissor em termos de formas de intervenções que auxiliem no tratamento dos Transtornos Mentais com queixas de atenção
Título en inglés
The efficacy of a program of attention training and parental orientation of children and adolescents with psychiatric disorders
Palabras clave en inglés
Attention
Cognitive training
Psychoeducation and Parents orientation
Resumen en inglés
Children and adolescents with Mental Disorders present attention deficits. In the literature, there are studies of cognitive training with ADHD that suggest improvements in neuropsychological tests, however, without generalization of benefits to other contexts. The objective of this study was to evaluate the results of an Attention Stimulation Program (ASP) structured with cognitive training of attention, psychoeducation and orientation to parents of children and adolescents who performed psychiatric treatment and presented complaints of attention.A total of 29 children and adolescents (8-17 years old) participated in this study organized in two groups: Experimental-GE (n = 17), undergone 10 sessions of cognitive training associated with psychoeducation and orientation of parents / guardians and Control Group-CG (n = 12), who received only the cognitive training (10 sessions).The MTASNAP- IV scale was administered in the parents, teachers and patients and a neuropsychological battery in the pre- and post-intervention phases. The results showed improvements in the performance of the tests in both groups after cognitive attention training. However, the GE showed a significant improvement in the concentrated attention test, with a decrease in omissions and an increase in detected stimuli, indicating greater precision and less errors. In addition, GE also showed greater reduction of the symptoms of inattention, hyperactivity and oppositional defiant behavior according to the MTA-SNAP-IV Scale. This data represents a new finding for literature, since until then the existing studies only indicated the benefits of cognitive training for neuropsychological tests, without showing the generalization of the benefits to other environments, including the reduction of the symptoms of inattention by taking into account the perception of those responsible.It is believed that the results indicate a promising scenario regarding the forms of interventions that assist in the treatment of Mental Disorders with complaints of attention
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
sertori_me.pdf (648.44 Kbytes)
Fecha de Publicación
2018-09-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.