• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2016.tde-04042016-154000
Documento
Autor
Nome completo
Charles Desena Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Haddad Junior, Hamilton (Presidente)
Cravo, André Mascioli
Helene, André Frazão
Título em português
O papel dos gestos na compreensão de narrativas em língua estrangeira
Palavras-chave em português
Aprendizagem de língua estrangeira
Cognição
Gestos
Movimento ocular
Resumo em português
O presente estudo aborda o papel da gesticulação espontânea no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Verificamos em experimento o impacto da gesticulação do narrador na compreensão de narrativas por ouvintes aprendizes de língua estrangeira. Controlamos a presença e ausência do fator gestual na apresentação das narrativas. A presença de gestos aumentou o desempenho dos voluntários na tarefa de compreensão. Para entendermos melhor a relação entre gesticulação e compreensão de narrativas, correlacionamos dados de desempenho dos voluntários com medidas comportamentais de movimentação e fixação oculares registradas durante a realização dos experimentos por equipamento de rastreamento ocular
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Cognition
Gestures
Resumo em inglês
The present study investigates the role of spontaneous gesticulation in the process of teaching and learning a foreign language. We studied experimentally the impact of the narrators gesticulation on the comprehension of narratives by students of English as a foreign language. We controlled the presence and absence of hand gesticulation in the presentation of the stimuli. The presence of gestures increased volunteers performance in the comprehension task. For a better understanding of the relation between gesticulation and comprehension of narratives, we correlated data from volunteers perfomance with behavioral measures of eye movement and fixation, captured during the experiment by eyetracking methodology
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
pereira_me.pdf (1.38 Mbytes)
Data de Publicação
2016-04-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.