• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2010.tde-30072010-102137
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna de Vasconcellos Lameiro da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Malvezzi, Sigmar (Presidente)
Fator, Tania
Ribeiro, Marcelo Afonso
Título en portugués
Relação, vínculo e troca nos contratos psicológicos de docentes
Palabras clave en portugués
Administração de recursos humanos
Atitudes profissionais
Comprometimento
Confiança
Expectativas
Interação interpessoal
Professores
Resumen en portugués
No cenário atual dos negócios, todo trabalhador é pressionado a ser flexível para conjugar relacionamentos diferenciados, seja com distintos empregadores, supervisores, ou colegas. O sonho de estabilidade profissional em uma única empresa cede lugar às inquietudes dos novos modelos de trabalho autônomo. Os vínculos são diferenciados, as regras são ambíguas. Os indivíduos são pressionados a cuidar de si mesmos e de sua obra. Tais condições impõem novos desafios para a gestão de pessoas, como se observa no desenvolvimento do compromisso e na gestão das identidades. Nesse cenário surge o conceito de contrato psicológico como elemento estratégico da estabilidade individual em ambientes turbulentos e instáveis. O presente projeto é dedicado ao estudo dos contratos psicológicos como ferramenta de desenvolvimento pessoal e de gestão. Embora estudado, há mais de duas décadas, o conceito contrato psicológico continua ambíguo, carecendo de limites epistemológicos, ao mesmo tempo que reconhecido como elemento presente nas relações entre empregados, empregadores e empresas. A pesquisa aqui descrita é uma investigação que teve por alvo a compreensão dos contratos psicológicos ao estudar profissionais de uma instituição educacional que atuam como autônomos, ou passaram da condição de autônomo para a condição de empregados e de seus empregadores. A meta principal deste estudo foi produzir dados empíricos para comprovar a existência de vínculos que podem ser reconhecidos como contratos, identificar os conteúdos das trocas existentes nos mesmos e apreender situações de quebra e desrespeito a tais vínculos. Foram estudados 10 (dez) sujeitos através de entrevistas para que se pudesse captar os elementos de troca, a finalidade destas e os problemas implicados no vínculo e em sua possível ruptura. Os resultados evidenciaram o reconhecimento de vínculos estáveis que atuam sobre os diversos sistemas subjetivos individuais e a relação destes com os próprios sistemas. Os contratos psicológicos parecem existir e têm funções diversas. Afirmações sobre os mesmos requerem estudos mais aprofundados e mais amplos
Título en inglés
Relationships, bond and exchange in teacher´s psychological contracts
Palabras clave en inglés
Commitment
Expectations
Human resources administration
Interpersonal interaction
Occupational attitudes
Teachers
Resumen en inglés
Within the present day business scenario, workers are required to be flexible in order to cope with an increasing variety of relationships with different employers, supervisors, or colleagues. The dream of professional stability in one only enterprise yields to the dynamics of contractors work. In the latter, bonds are differentiated and the rules ambiguous. Individuals are required to care themselves, their and outcomes. These conditions impose new challenges to the management of people, as this can be easily seen in the field of commitment and in the management of identities. Within that context the concept of psychological contracts comes up as strategic as well as useful tool for individual stability under turbulent and unstable conditions. This research project aims at studying psychological contracts as tools for personal and managerial development. Notwithstanding more than two decades of research and scrutiny, the concept of psychological contracts goes on ambiguous, lacking epistemological boundaries, at the same time which its existence is recognized in the social interactions among employees, employers and enterprises. This research carries out an investigation the target of which was the understanding of psychological contracts as observed in the employees of an educational institution. They were either contractors or professionals who migrated from the condition of contractor to the one of employee. The main target of this study was the production of empirical data through which the bonds between professionals and the enterprise could be exposed to be scrutinized as contracts, to be scanned in the tradeoffs produced along the interaction and to be analyzed in the consequences of their breaking and deviances. Ten professionals were studied through interviews. The latter was chosen on the grounds of its capacity to expose the trade off and its elements, the end which guided them, the problems implied in the bonds among the professionals and the effects of ruptures of those bonds. The results gave evidence about the contract sort of bonds and their stability. The contract emerges as a moderator of the several subjective systems in the search for stability of the social context. The study allowed the conclusion that the contracts are real bonds and have several functions, but any assertion about them requires more studies both deeper and wider ones
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
costa_me.pdf (499.23 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-10-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.