• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2001.tde-29052002-155615
Documento
Autor
Nombre completo
José Rogério Machado de Paula
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Paiva, Geraldo Jose de (Presidente)
Grisi, Marilia Ancona Lopez
Vasconcelos, Esdras Guerreiro
Título en portugués
Valores e pós-modernidade na formação do clero católico.
Palabras clave en portugués
clero
educação do clero
igreja católica
pós-modernidade
valores
Resumen en portugués
Estuda-se a formação do clero católico considerando valores de futuros sacerdotes. Os valores são analisados levando-se em conta seus elementos de amplitude, exigência e escolha. Emprega-se a distinção de Rokeach entre valores terminais e instrumentais. As transformações sociais atribuídas à pós-modernidade são consideradas à luz das teorias propostas por Jean-François Lyotard e Anthony Giddens (modernidade tardia). Os sujeitos são cinco seminaristas, concluintes do curso de Teologia e próximos da ordenação sacerdotal. Utiliza-se entrevista semi-estruturada composta de sete itens (Igreja universal- Igreja local;ecumenismo-diálogo interreligioso; verdade; missão; mulher; pessoa do sacerdote; meios de comunicação) referentes a três temas da pós-modernidade(metanarrativa; subjetividade; simulação-realidade virtual). Constata-se que os valores terminais permanecem os mesmos, ao passo que os instrumentais alteram-se, o que permite aos sujeitos manter sua adesão aos primeiros. Os resultados apontam o modelo de Giddens (modernidade tardia) como mais adequado à compreensão das transformações socioculturais do fim do milênio do que aquele sugerido por Lyotard.
Título en inglés
Values and postmodernity in the catholic clergy formation.
Palabras clave en inglés
clergy
education of the clergy
postmodernism
roman catholic church
values
Resumen en inglés
This work studies the education of the Catholic clergy considering values of future priests. The values are analyzed taking their elements of amplitude; requiredness and choice. Rokeach's distinction is used between terminal and instrumental values. The social changes attributed to the postmodernity are considered according to the theories proposed by Jean-François Lyotard and Anthony Giddens (late modernity). The subjects are five seminarians of the course of Theology and next to the priestly ordination. It is used semi-structured interviews composed of seven items (universal Church/local Church; ecumenism/interfaith dialogue; truth; mission; woman; person of the priest; media) referring to the three themes of postmodernity (metanarrative, subjectivity; simulation-virtual reality). It is evidenced that the terminal values remain the same, while the instrumental ones change. It allows the subjects to keep their adhesion to terminal values. The results point to the model of Giddens (late modernity) as more adjusted to the understanding of the sociocultural changes of the end of the millennium than the one suggested by Lyotard.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tde.pdf (800.63 Kbytes)
Fecha de Publicación
2002-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.