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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2006.tde-26072006-152556
Documento
Autor
Nome completo
Reinaldo Koei Yonamine
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Malvezzi, Sigmar (Presidente)
Ribeiro, Marcelo Afonso
Sznifer, Moises
Título em português
Complexidade e diversidade de saberes na transformação organizacional : a percepção de profissionais diretamente envolvidos com projetos bem sucedidos
Palavras-chave em português
antropologia cultural
interdisciplinaridade
mudança organizacional
paradigma
psicologia organizacional
sociologia organizacional
transdisciplinaridade
Resumo em português
Este trabalho aborda a problemática da fragmentação de saberes, no contexto da complexidade. As especializações científicas, a despeito das grandes e inegáveis contribuições produzidas, em situações complexas, podem fornecer soluções insuficientes ou irrelevantes. O foco deste estudo é o processo de transformação organizacional. Este estudo está apoiado em uma pesquisa empírica que parte de uma hipótese de trabalho, desdobrada em quatro proposições: 1) o processo de transformação organizacional é complexo; 2) a complexidade implica em que os saberes necessários são de diversas naturezas; 3) conseguir integrar tal diversidade de saberes - sem anulá-la - é um dos fatores críticos para o sucesso do processo; 4) os modelos de transformação organizacional levam em conta as três proposições anteriores. Uma entrevista semi-estruturada é aplicada a profissionais envolvidos diretamente com projetos de transformação organizacional. Os dados são analisados segundo a “análise de conteúdo”. O referencial teórico consiste de três vertentes: 1) Histórico das iniciativas de integração de saberes (multi-, inter- e transdisciplinaridade) e dos movimentos de integração; 2) Mapeamento das dispersões de saberes em três ramos das ciências humanas (Psicologia, Antropologia e Sociologia); 3) inventário de contribuições acadêmicas sobre transformação organizacional. Os resultados da análise confirmam a hipótese de trabalho. Uma meta-conclusão é que a academia pode se beneficiar dos saberes sobre transformação organizacional para aumentar a integração entre as suas disciplinas.
Título em inglês
Complexity and diversity of knowledge in the organizational transformation : the perceptions of professionals directly involved with successful projects
Palavras-chave em inglês
cultural anthropology
industrial psychology
interdisciplinarity
organizational change
organizational sociology
paradigm
transdisciplinarity
Resumo em inglês
This study approaches the span of problems of fragmentation / diversity of knowledge in the context of complexity. The scientific specializations, despite great and undeniable contributions, supplies insufficient or even irrelevant solutions in complex situations. The focus in this study is the process of organizational transformation. This study is based on an empirical research that begins from a work hypothesis, unfolded in four interconnected propositions: 1. the process of organizational transformation is complex; 2. the complexity implies that the necessary knowledge for the comprehension and management of the process is from diverse natures (interest, cultural, cognitive, functional); 3. to integrate such diversity of knowledge without nullifying it is one of the critical factors for the success of the project of organizational transformation 4. the models of organizational transformation regard the three former propositions. A semi-structured interview was presented to seven professionals with more than 15 years experience and who were directly involved in very successful organizational transformation projects. The collected data was analyzed according to the “content analysis” with a categorization according to the propositions of the work hypothesis that is thus tested by the consistency of the obtained answers. The theoretical system of references consisted of three factors: 1. History of the initiation of integration of knowledge (multidisciplinary, interdisciplinary and transdisciplinary) and the organized movements of integration. 2. Mapping dispersions of knowledge in three main branches of the human sciences (Psychology, Anthropology and Sociology). 3. Inventory of academic contributions about organizational transformation relating to the propositions of the work hypothesis. The analysis results confirm the work hypothesis. One meta-conclusion is that the academy itself can benefit from the knowledge of the organizational transformation to increase the integration of its disciplines.
 
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Yonamine_tde.pdf (951.58 Kbytes)
Data de Publicação
2006-08-14
 
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