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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2002.tde-25052003-211625
Documento
Autor
Nome completo
Solange Bertozi de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Paulo de Salles (Presidente)
Fernandes, Maria Ines Assumpcao
Kovacs, Maria Julia
Título em português
Cultura e memória entre os índios Terena: conflitos, transformações e preservação
Palavras-chave em português
cultura
identidade social
índios Terena (Brasil)
memória
psicologia social
Resumo em português
Estuda a influência da memória social na preservação da identidade indígena. Também observa se a cultura e a tradição indígena estão sendo repassadas pelos índios idosos urbanos para seus descendentes; analisa como os índios idosos percebem que seus descendentes as recebem; observa se tem ocorrido a descaracterização cultural na população urbana e de que modo isso se expressa na percepção dos sujeitos; identifica se há (e como) formas de resistência cultural; avalia a barbárie no confronto desigual de culturas e os silêncios para a construção de uma sociedade realmente democrática. Os sujeitos são oito índios idosos residentes em um bairro localizado no perímetro urbano de Campo Grande-MS. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e as técnicas de coleta de dados são: observações e entrevistas gravadas, ambas subordinadas a roteiros. A observação proporciona a análise dos hábitos, do local de residência, das roupas e de como estas práticas confirmam (ou não) os discursos nas entrevistas. Os dados obtidos na pesquisa concluem: a memória social influencia na preservação da identidade indígena; a cultura e a tradição indígena estão sendo transmitidas pelos idosos, já residentes nas cidades. Sugere ainda, que há formas de resistência cultural e os exemplos disso são: a fé nos xamãs; o uso do idioma nativo; a permanência das festas e da arte; e também algumas manifestações no cotidiano. Com relação à descaracterização cultural e como ela se expressa na percepção dos sujeitos, observa que nestas situações o processo de aculturação deixou a sua marca.
Título em inglês
Terena indians' culture and memory: conflicts, transformations and preservation
Palavras-chave em inglês
culture
memory
social identity
social psychology
Terena indians (Brazil)
Resumo em inglês
It studies the influence of the social memory in the preservation of the indigenous identity. Also it observes if the culture and the indigenous tradition are being repassed for the urban aged indians for theirs descendants; it analyzes as the aged indians perceive that its descendants receive them; it observes if it has occurred the loss of cultural characteristic in the urban population and of that way this express in the perception of the subjects; it identifies if it has (and how) forms of cultural resistance; it evaluates the barbarism in the different confrontation of cultures and it evaluates the silence for the construction of a democratic society. The subjects are eight aged indians that reside in a quarter located in the urban perimeter of Campo Grande-MS. The research is characterized as qualitative and the techniques of collection of data are: observations and recorded interviews, both subordinate to the scripts. The observation provides the analysis of the habits, of the place of residence, of the clothes and how these practical confirm (or not) the speeches in the interviews. The data gotten in the research conclude: the social memory influences in the preservation of the indigenous identity; the culture and the indigenous tradition are being transmitted for aged indians. It still suggests, that it has forms of cultural resistance and the examples of this are: the faith in shamans; the use of the native language; the permanence of the parties and the art; and also some manifestations in the daily. In spite of the loss of cultural characteristic and how it is expressed in the perception of the subjects, it observes that in these situations the acculturation process left its mark.
 
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MestradoPsicologia.pdf (797.62 Kbytes)
Data de Publicação
2003-08-06
 
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