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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.1999.tde-22092005-161840
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cristina Antunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Vasconcelos, Esdras Guerreiro (Presidente)
Buchalla, Cassia Maria
Paiva, Vera Silvia Facciolla
Título em português
Influências das normas de gênero na prevenção de Aids: avaliando um modelo educativo para jovens
Palavras-chave em português
avaliação
comportamento psicossexual
papéis sexuais
prevenção da aids
sexualidade
Resumo em português
Estuda as práticas sexuais de risco para a infecção pelo HIV entre jovens (18 a 25 anos) do período noturno de escolas públicas da cidade de São Paulo; avalia os efeitos de um modelo de prevenção segundo variáveis baseadas no Modelo de Redução de Risco em AIDS; analisa diferenças entre os gêneros. Desenvolveu-se um estudo longitudinal, envolvendo 4 escolas divididas randomicamente em grupo-intervenção e grupo-controle. 394 estudantes participaram do baseline, sendo que 77% completaram o questionário pós-intervenção. Desenvolvimento de Oficinas de Sexo Mais Seguro com 4 encontros, de 3 horas cada, onde foram discutidos: o simbolismo da AIDS; percepção de risco; influência das normas de gênero nas atitudes; informações sobre AIDS; corpo erótico e reprodutivo; prazer sexual; negociação do uso do preservativo. Dados do baseline mostraram que a freqüência do uso de preservativo foi baixa entre os jovens que mantiveram relação sexual, e que há diferenças significativas entre os gêneros com relação à sexualidade e aspectos envolvidos na prevenção de AIDS. Ao avaliar as oficinas, observaram-se efeitos estatisticamente significativos entre as mulheres, que tiveram relações sexuais mais seguras, e em algumas variáveis envolvidas com a prevenção da AIDS. As mudanças foram menos significativas entre os homens. Conclui-se que o risco para a infecção pelo HIV pode ser diminuído, mas resultados mais expressivos podem ser encontrados se forem enfatizados os obstáculos sócio-econômicos e papéis sexuais de gênero através de programas comunitários específicos de longa duração.
Título em inglês
Influences of gender norms on AIDS prevention: evaluating an educative model for young adults
Palavras-chave em inglês
aids prevention
evaluation
psychosexual behavior
sex roles
sexuality
Resumo em inglês
Examines sexual risk for HIV infection among young adults (18 to 25 years old) night school students in São Paulo city; evaluates effects of an HIV/AIDS prevention model through AIDS Risk Reduction Model variables; analyzes gender differences. A longitudinal study was conducted among four public night schools that were randomized into intervention group and control group. 394 students participated in the baseline survey, 77% completed a post intervention questionnaire. Development of Safer Sex Workshops during four sessions with 3 hours each, where they discussed: AIDS symbolism, risk perception, influences of gender norms on attitudes, AIDS-related knowledge, erotic and reproductive body, sexual pleasure, condom negotiation. Condom use was low among students that had sexual relation and gender differences were significant at baseline. Workshops evaluation showed significant effects among women that had more safer sex and in some variables involved with AIDS prevention. Changes were less significant among men. We conclude that the risk to HIV infection can be lowered, but more significant results can be achieved if the socioeconomic barriers and gender differences are considered in specific long-term community programs.
 
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antunes.pdf (690.99 Kbytes)
Data de Publicação
2005-12-02
 
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