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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2004.tde-22022009-101503
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Jose Barbosa da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Damergian, Sueli (Presidente)
Bonifacino, Hector Omar Ardans
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Título em português
A Pró-Vida: razão ou desrazão? uma análise psicossocial
Palavras-chave em português
Ciências ocultas
Crenças irracionais
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Teoria Crítica
Resumo em português
Esta dissertação analisa uma organização ocultista, sediada na cidade de São Paulo, com o auxílio da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e da psicanálise freudiana. Pretendemos com isso compreender em parte o processo de formação da subjetividade moderna dentro da sociedade totalmente administrada, bem como discutir a irracionalidade da cultura refletida no sujeito como um eco do social. O trabalho conclui que a transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo de monopólios gerou uma busca por valores espirituais muito de acordo com a lógica do consumo de massas. Concluímos também que a irracionalidade de tais renascimentos religiosos, dos quais a Pró-Vida é um exemplo, representam o reflexo da patologia social da razão humana.
Título em inglês
Pró-Vida: reason or unreason? a psychosocial analysis
Palavras-chave em inglês
Critical theory
Frankfurt school sociology
Irrational beliefs
Mysticism
Occultism
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This thesis analyses an occultist organization, placed in the city of São Paulo, with the help of the Frankfurt Schools Critical Theory and the Freudian psychoanalysis. Our intention is to understand in part the modern subjectivity formation process inside the wholly administrated society, and to discuss the culture irrationality reflected on the subject as an echo of the social. The thesis concludes that the transition from concurrent to monopolist capitalism has generated a search for spiritual values according to the logic of mass consumption. We also conclude that this religious revival irrationality, of that which the Pró-Vida group is an example, represents the reflex of the social pathology of human reason.
 
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MESTRADO.pdf (1.23 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-30
 
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