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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2016.tde-21092016-164825
Documento
Autor
Nome completo
Paula Morais Figueiredo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Marcelo Afonso (Presidente)
Oliveira, Fabio de
Spink, Peter Kevin
Título em português
O cotidiano de trabalho de vendedoras e vendedores ambulantes da rua Teodoro Sampaio na cidade de São Paulo: rotina, inventividade e múltiplas redes de sociabilidade
Palavras-chave em português
Mercado de trabalho
Organização do trabalho
Psicologia social
Redes sociais
Trabalho informal
Resumo em português
A presente pesquisa tem como objetivo compreender o cotidiano de trabalho de vendedoras e vendedores ambulantes da rua Teodoro Sampaio, localizada na cidade de São Paulo, através da perspectiva dos processos organizativos, considerando a forma através da qual o trabalho é pensado e realizado na prática diária das pessoas. Foi utilizada a abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas compreensivas e incursões a campo, momento no qual a pesquisadora interagiu com as/os vendedoras/es da região e pôde observar seus cotidianos de trabalho. As entrevistas e interações tomaram como referência o ponto de vista das trabalhadoras e dos trabalhadores, atentando para suas vivências e percepções. Os resultados enfatizaram o caráter relacional da experiência de trabalho, que precisa ser analisada levando-se em consideração outras dimensões e relacionamentos da vida de cada pessoa, bem como o contexto social, cultural e econômico mais amplo, o que evidencia a importância das múltiplas redes de sociabilidade para a atividade de trabalho. Contrariamente ao que se depreende da palavra informalidade, este tipo de comércio possui normas, objetivos e modos de organização próprios, que envolvem desde a escolha dos produtos a serem vendidos, do local que estes serão comprados e do ponto em que será realizada a venda até as múltiplas formas de atrair a clientela a exemplo do uso de bordões ou das frequentes negociações por descontos. Assim, evidencia-se que qualidades como organização e planejamento não se restringem a gestoras/es de empresas: ao contrário, são características humanas, utilizadas com bastante frequência por trabalhadoras e trabalhadores que se mostram capazes, portanto, de gerir seu próprio trabalho. As formas organização do trabalho foram marcadas pela inventividade e heterogeneidade das práticas e arranjos possíveis, haja vista que cada ambulante faz suas escolhas levando em consideração a forma como o trabalho se articula com outras esferas da sua vida e tomando como base suas experiências cotidianas. Destacaram-se, ainda, diferenças entre mulheres e homens na organização de suas rotinas de trabalho: as primeiras têm jornadas mais flexíveis, sobretudo em decorrência da necessidade de se conciliar o trabalho fora de casa com o trabalho doméstico e/ou o cuidado com familiares
Título em inglês
The daily work life of street vendors of Teodoro Sampaio street, in the city of São Paulo: routine, inventivity and multiple social networks
Palavras-chave em inglês
Informal work
Labor market
Social networks
Social psychology
Work organization
Resumo em inglês
This study aims to understand the work of street vendors of Teodoro Sampaio street, in the city of São Paulo, focusing on the everyday processes that organize work in peoples lives. To this end, a qualitative approach was used, combining comprehensive interviews and incursions into this street when the researcher interacted with street vendors and observed their daily work lives. The interviews and other interactions emphasized the workers experiences and perceptions. The results point to the idea of work as a relational experience. Therefore, understanding peoples work lives requires considering that work is embedded in multiple relational contexts, which underlines the importance of the social networks related to the work activity. Moreover, the results also led to the acknowledgement that this kind of work has its own norms, goals and forms of organization. The processes that organize work involve the choice of the suppliers and products to be sold, as well as the multiple ways to attract and loyalize costumers such as catchphrases and frequent discount negotiations. Thus, qualities such as organization and planning are not restricted to company managers: they are, in fact, human qualities used regularly by street vendors which are capable of managing their own daily work routines. The forms of work organization are marked by the inventivity and heterogeneity of practices and arrangements, given that each street vendor makes their own choices taking into account the relation between work and other life domains, as well as their daily experiences. It was also possible to observe a difference between women and men regarding their daily work routines: women had more flexible routines than men, especially due to the need to conciliate the work in the streets with the domestic work and the care for family members
 
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Data de Publicação
2016-09-29
 
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