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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2015.tde-19112015-105939
Document
Auteur
Nom complet
Alessandro Hideki Shimabucuro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Zangari, Wellington (Président)
Berchez, Flavio Augusto de Souza
Chiarottino, Zelia Ramozzi
Machado, Fatima Regina
Vasconcelos, Esdras Guerreiro
Titre en portugais
Crenças e experiências anômalas segundo a visão de docentes-pesquisadores universitários: uma investigação psicossocial
Mots-clés en portugais
Ciência
Filosofia da ciência
Parapsicologia
Psicologia anomalística
Psicologia social
Resumé en portugais
Possui como objetivo principal avaliar as posições teóricas e experienciais de docentes-pesquisadores universitários das áreas de Física, Biologia, Psicologia e Filosofia em relação a determinadas alegações de experiências e crenças anômalas. O procedimento empírico consta de dois momentos: a) aplicação de questionários e b) levantamento qualitativo. Foram aplicados o Questionário de Prevalência e Relevância das Experiências Psi (Q-PRP) para avaliar alegações de experiências anômalas pessoais e o Questionário de Crenças no Paranormal (QCP) para avaliação de conjuntos de crenças paranormais, ambos nivelados para o público brasileiro. O levantamento qualitativo investigou sobre as possibilidades ou impossibilidades teóricas relativas à ontologia (causas e mecanismos objetivos) de eventos supostamente anômalos. Foram computados um total de 209 questionários, 171 relativos ao Q-PRP e 38 ao QCP. Sobre o QCP, 60% alegou não crer nas alegações clássicas de percepção extrassensorial (PES) e extramotoras (PK). No Q-PRP, 78% alegou negativa quanto a experiências a PES e 96% quanto à PK. O levantamento qualitativo revelou alguns pontos ontológicos, tais como considerações a respeito da própria ciência e de suas hipóteses fundamentais a respeito da realidade. Foram formados dois grupos de resposta, um de crença positiva nas alegações anômalas e outro de crença negativa, analisados segundo as disciplinas em questão (física, biologia, psicologia e filosofia)
Titre en anglais
Not informed by the author
Mots-clés en anglais
Not informed by the author
Resumé en anglais
Not informed by the author
 
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shimabucuro_do.pdf (964.61 Kbytes)
Date de Publication
2015-11-24
 
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