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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-18092019-170630
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Marzoque de Paiva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Maria Inês Assumpção (Presidente)
Gomes, Katia Varela
Koda, Mirna Yamazato
Ribeiro, Marcelo Afonso
Título em português
Produção científica sobre gênero em orientação profissional: uma análise das publicações da Revista Brasileira de Orientação Profissional
Palavras-chave em português
Aconselhamento de carreira
Gênero
Mulheres
Orientação profissional
Orientação vocacional
Resumo em português
Tradicionalmente, a orientação profissional se ocupou de cuidar das carreiras masculinas, foi concebida e escrita por homens universitários brancos de classe média para homens brancos de classe média. Nos dias atuais, as teorias desenvolvidas neste campo são carentes de estudos sobre outras classes sociais e especialmente, para o público feminino. A participação da mulher no mundo do trabalho é uma questão social relevante, devido a barreiras culturais que ainda persistem, e a uma divisão sexual do trabalho que lhes atribui às funções de cuidado e reprodução social na esfera doméstica, que não são consideradas trabalho. A psicologia tem se aproximado dos estudos de gênero na compreensão dos fenômenos sociais que secularmente foram estruturados dentro de uma sociedade patriarcal que se apresenta misógina e heteronormativa. O desafio proposto nesta dissertação foi o de investigar na literatura como as questões de gênero estão sendo retratadas na orientação profissional e de carreira pela psicologia nos periódicos publicados na Revista Brasileira de Orientação Profissional, compreender onde estão as lacunas e como elas são percebidas pela comunidade acadêmica das ciências psicológicas. Trata-se de uma orientação profissional compromissada do ponto de vista político e ético, que fundamenta suas análises com vistas para as as questões de gênero? Buscou-se superar as concepções tradicionais da psicologia positivistas e suas ortodoxias, aproximando-se da Psicologia Feminista e suas discussões de gênero que compreendem os fenômenos sociais como construções sociais, históricas e culturais estabelecidas, em uma sociedade marcada pela desigualdade nas relações entre os homens e mulheres. Foram 29 números da revista publicados semestralmente entre os anos de 2003 e 2017, totalizando 335 textos publicados, destes, apenas 12 publicações relacionam Gênero com a Orientação Profissional. Os artigos foram analisados na íntegra com base em alguns critérios e subdividos em três categorias, a saber: Gênero: o feminino versus o masculino; em Gênero: intervenções sistêmicas, Gênero: conciliação família-trabalho. Podemos afrmar, com base na análise dos artigos, que foram constatadas investigações compromissadas com a emancipação das mulheres em seu desenvolvimento profissional e acadêmcio, em especial, os estudos qualitativos apresentaram em suas pesquisas preocupações com a prática da Orientação Profissional dirigida às meninas e mulheres. Todavia, foi observado estudos empíricos que embora tenha trazidos comparações entre jovens e moças em seus resultados investigativos, não fundamentou suas análises com vistas para as as questões de gênero; na ocasião o foco desta/es pesquisadores demonstraram estar voltados para a validação de um instrumento ou caracterização do público atendido. Concluiu-se que a Orientação Profissional é relevante para a carreira de todas as mulheres e o papel da/os profissionais desta área específica da Psicologia que discute, pesquisa e atua no trabalho e nas carreiras profissionais, tem como responsabilidade, defender e propor práticas que promovam a justiça social equidade de gênero
Título em inglês
Scientific production on gender in professional guidance: an analysis of the publications of the Revista Brasileira de Orientação Profissional
Palavras-chave em inglês
Career choice
Gender
Professional orientation
Vocational counseling
Women
Resumo em inglês
Traditionally, career counseling has tended to care for men's careers, it was conceived and written by white middle-class college men for middle-class white men. Nowadays, the theories developed in this field are lacking of studies on other social classes and especially, for the feminine public. Women's participation in the world of work is a relevant social issue, due to cultural barriers that still persist, and to a sexual division of labor that assigns them to the functions of care and social reproduction in the domestic sphere, which are not considered work. Psychology has approached gender studies in the understanding of social phenomena that have been structured in a patriarchal society that is misogynistic and heteronormative. The challenge proposed in this dissertation was to investigate in the literature how gender issues are being portrayed in career and professional orientation by psychology in the periodicals published in the Brazilian Journal of Professional Guidance, to understand where the gaps are and how they are perceived by the academic community of the psychological sciences. Is it a politically and ethically committed professional orientation, which bases its analysis on gender issues? It sought to overcome the traditional conceptions of positivist psychology and its orthodoxies, approaching Feminist Psychology and its gender discussions that comprise social phenomena as established social, historical and cultural constructions in a society marked by inequality in the relations between men and women. There were 29 articles of the journal published semiannually between 2003 and 2017, totaling 335 articles, of which only 12 publications relate Gender to Professional Orientation. The articles were analyzed in full on the basis of some criteria and subdivided into three categories, namely: "Gender: the feminine versus the masculine"; in "Gender: systemic interventions", "Gender: family-work reconciliation. Based on the analysis of the articles, we can confirm that committed investigations were carried out with the emancipation of women in their professional and academic development, in particular, the qualitative studies presented in their researches concerns with the practice of Vocational Counseling towards girls and women. However, it was observed empirical studies that although it has brought comparisons between young people and young girls in their research results, did not base its analyzes with regard to the gender issues; on the occasion the focus of this researcher has been to focus on the validation of an instrument or characterization of the public. It was concluded that Vocational Counseling is relevant to the career of all women and the role of professionals in this specific area of Psychology that discusses, researches and acts in work and in professional careers, has as responsibility, to defend and to propose practices that promote social justice and gender equality
 
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paiva_me.pdf (1.14 Mbytes)
Data de Publicação
2019-11-06
 
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