• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-11122014-102739
Document
Auteur
Nom complet
Douglas Balila
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Chiarottino, Zelia Ramozzi (Président)
Chaui, Marilena de Souza
Sawaia, Bader Burihan
Taille, Yves Joel Jean Marie Rodolphe de La
Tassinari, Ricardo Pereira
Titre en portugais
A construção do conhecimento em Espinosa e Piaget: da natureza à ética
Mots-clés en portugais
Epistemologia
Espinosa
Ética
Moral
Piaget
Teoria do conhecimento
Resumé en portugais
O propósito deste ensaio teórico é investigar a possibilidade da ampliação da compreensão do processo de embriogênese mental estudado pela Epistemologia Genética de Jean Piaget, como uma expressão determinada da noção do esforço de perseveração, conatus, da Philosophia de Baruch Espinosa, com o fim de investigar suas possíveis relações e desdobramentos para a compreensão da experiência ética espinosana. O resultado obtido até aqui indica o conceito de implicação significante da Epistemologia Genética como a noção vinculante entre o processo de embriogênese mental e o esforço de perseveração. Ao considerarmos que a implicação significante constitui o processo de elaboração gradual do necessário, imprescindível à compreensão da experiência da Liberdade na Ética, torna-se relevante a continuidade das investigações sobre as suas implicações para este tema essencial da Philosophia de Espinosa
Titre en anglais
The construction of knowledge in Spinoza and Piaget: from Nature to Ethics
Mots-clés en anglais
Epistemology
Ethics
Moral
Ontology
Theory of knowledge
Resumé en anglais
This paper aims to investigate the possibility of increase the understanding of mental embryogenesis (as defined in Jean Piagets Genetic Epistemology) as a particular case of the striving for perseveration (conatus) of Baruch Spinozas Philosophia, in order to investigate their purported relations and possible consequences for the understanding of Spinozas ethical experience. Results obtained so far support the idea of "significant implication", as defined by the Genetic Epistemology, as a binding concept between the mental process of embryogenesis and the striving for perseveration. Assuming that the "significant implication" is the process of gradual elaboration of the idea of "necessity", vital to understanding the ethical experience of freedom, the research on the implications for this essential issue of Spinozas Philosophia becomes relevant
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
balila_do.pdf (2.44 Mbytes)
Date de Publication
2014-12-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.