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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2013.tde-08102013-155120
Documento
Autor
Nombre completo
Celso Takashi Yokomiso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Fernandes, Maria Inês Assumpção (Presidente)
Carreteiro, Teresa Cristina Othenio Cordeiro
Koda, Mirna Yamazato
Levisky, David Léo
Morato, Henriette Tognetti Penha
Título en portugués
Família, comunidade e medidas socioeducativas: os espaços psíquicos compartilhados e a transformação da violência
Palabras clave en portugués
Adolescentes
Instituições
Psicanálise de grupos
Relações familiares
Violência
Resumen en portugués
A pesquisa pretende investigar os impactos das dimensões familiares, comunitárias e institucionais em que os adolescentes infratores estão inseridos, na promoção e manutenção da violência. Foram organizadas informações referentes a 121 adolescentes que cumpriram internação, levando-se em conta configurações familiares, escolarização, trabalho, uso de drogas, sanções disciplinares, recebimento de visitas, entre outros; e realizadas entrevistas grupais e abertas com adolescentes inseridos em semiliberdade no município de São Paulo. O material foi analisado a partir da ótica da Psicologia Social e da Psicanálise, em seus espaços de fronteira, tendo primazia na discussão os conceitos de alianças inconscientes e funções intermediárias. Verifica-se que os adolescentes, predominantemente, afastaram-se das instituições escolares, são usuários de drogas, provém de famílias que se encontram em situação de fragilidade e convivem com a violência familiar e comunitária. Sustenta-se, sobretudo, que as intervenções pautadas na construção de vínculos e de espaços psíquicos compartilhados criativos entre famílias, adolescentes, comunidades e profissionais podem conceder ideais, oferecer continência aos elementos psíquicos desordenados, promover contorno identitário, e resgatar o sentido do pertencimento, tornando-se instrumentos essenciais para o trabalho socioeducativo, dentro de um tempo que alimenta a violência e a ruptura
Título en inglés
Family, community and educational measures: the shared psychic spaces and the transformation of violence
Palabras clave en inglés
Adolescents
Family relationships
Institutions
Psychoanalysis of groups
Violence
Resumen en inglés
The research aims to investigate the impacts of family, community and institutional dimensions in which young offenders are included, in the promotion and maintenance of violence. It were organized information from 121 adolescents who were in confinement, taking into account family structure, education, employment, drug use, disciplinary sanctions, receiving visits, among others; and conducted group interviews with adolescents inserted in semi-confinement in the municipality São Paulo. The material was analyzed from the perspective of social psychology and psychoanalysis, in its border areas, having primacy in discussing the concepts of unconscious alliances and intermediary functions. It appears that adolescents generally were moved away from schools, are drugs users, come from families who are in a situation of fragility and live with family and community violences. It argues in particular that the interventions based on building links and creative shared psychic spaces between families, teenagers, professionals and communities may grant ideals, provide continence to disordered psychic elements, promote contours identity, and rescue the sense of belonging, become essential tools for socioeducational working, within a time which feeds violence and rupture
 
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yokomiso_do.pdf (2.03 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-10-22
 
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