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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-06112014-164128
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Duarte Corredato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Zangari, Wellington (Presidente)
Machado, Fatima Regina
Santos, Alessandro de Oliveira dos
Título em português
Experiências anômalas na infância e adolescência - relações entre vínculo, expectativa e percepção extrassensorial
Palavras-chave em português
ESP
Expectativa
Experiências anômalas
Infância
Vínculo
Resumo em português
Esta pesquisa trata das experiências anômalas relatadas ou observadas durante o período da infância e adolescência. Experiências anômalas são todas aquelas que fogem do consenso de normalidade, ou que não são explicadas pela psicologia tradicional e o mainstream científico. O texto apresenta as principais experiências anômalas infantis, com especial enfoque para as experiências de percepção extrassensorial (ESP). Três periódicos específicos da área foram selecionados e as publicações relacionadas ao tema são apresentadas e discutidas. Um teste experimental computadorizado foi desenvolvido especificamente para esta pesquisa com o objetivo de modernizar e replicar um experimento realizado em escolas holandesas na década de 1950. Com a aplicação do teste avaliou-se a ocorrência de percepção extrassensorial entre um grupo de professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O teste foi aplicado em uma escola particular da cidade de São Paulo. Os resultados gerais foram positivos, sem atingir, contudo, significância estatística. Avaliou-se também a correlação entre os resultados obtidos e algumas variáveis psicológicas. As variáveis escolhidas foram o vínculo afetivo estabelecido na relação professor/aluno e o efeito da expectativa. As correlações para ambas as variáveis foram positivas e estatisticamente significantes. Os resultados são discutidos e comparados àqueles encontrados na literatura específica
Título em inglês
Anomalous exper iences in childhood - correlations between bond, expectation and extra-sensory perception
Palavras-chave em inglês
Anomalous Experiences
Bond
Childhood
ESP
Expectation
Resumo em inglês
This research addresses the anomalous experiences reported or spontaneously observed in childhood and adolescence. An anomalous experience is every one that deviates from our sense of normality, or that cannot be explained by traditional psychology or the scientific mainstream. The main anomalous experiences in childhood are presented and discussed, with special attention dedicated to the experiences of the extra-sensory perception (ESP) type. Three journals of the field were chosen and carefully examed in search for articles addressing the subject. These articles are also presented and discussed. An experimental computerized test was specifically developed with the purpose of updating and replicating a study conducted in Dutch schools in the 1950s. The experiment evaluated the ocurrence of extra-sensory perception among teachers and pupils of first and second grade groups. The study was conducted at a private school in São Paulo. Overall results were positive, but not significant. The scores were correlated to two psychological variables: teacher/pupil bond and expectation. Both variables correlated positively and significantly with the scores. The results are discussed and compared to those available in the literature
 
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Data de Publicação
2014-11-12
 
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