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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2010.tde-04062012-114407
Documento
Autor
Nome completo
Paolo Alejandro Miranda Baez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Zangari, Wellington (Presidente)
Paiva, Geraldo Jose de
Santos, Marcos Ferreira dos
Título em português
Projeto "machuca: somos todos um" rede intercultural de educomunicação em ecologia e cultura da paz
Palavras-chave em português
Ecologia
Edocomunicação
Interação social
Paz
Psicologia Social
Resumo em português
O presente trabalho representa um esforço de sistematização do grande número de reflexões que surgem das experiências de educomunicação desenvolvidas por três escolas da cidade de São Paulo com realidades socioculturais significativamente diferentes: uma escola pública da periferia de São Paulo, um colégio católico particular e uma escola indígena Guarani. Estas comunidades interagiram por meio de diversas mídias na criação de diálogos e debates, e realizaram encontros com enfoque na discussão da Ecologia e Cultura da Paz. A pesquisa, portanto, pretendeu descrever os processos de integração sociocultural que estas três comunidades educacionais viveram. A noção de pobreza espiritual/existencial foi parte importante das reflexões da pesquisa uma vez que reúne uma ampla gama de idéias e representações presentes nas comunidades participantes relativas à crise cultural e de valores que afeta seu convívio. No mês de maio de 2009 foram realizadas entrevistas com crianças, jovens e adultos de cada uma das três escolas antes de realizar os encontros. No mês de dezembro de 2009 as mesmas pessoas foram entrevistadas visando verificar possíveis mudanças ao comparar suas expectativas, atitudes, imaginários e a respeito do que afirmaram sobre os fundamentos do processo de integração que as experiências interculturais permitiriam a crianças, adolescentes, pais e educadores das três escolas participantes
Palavras-chave em inglês
Ecology
Edu-communication
Peace
Social interaction
Social psychology
Resumo em inglês
This work represents an effort to organize the large number of ideas that emerge from the experiences of edu-communication developed by three schools in the city of São Paulo with significantly different sociocultural realities: a public school of São Paulo, a private Catholic College and a Guarani indigenous school. These communities have interacted through various media in creating dialogues and debates, and met with a focus on discussion of ecology and culture of peace. The search, therefore, wished to describe sociocultural integration processes that these three educational communities lived. The notion of "spiritual/existential" poverty was important part of search reflections since gathers a wide range of ideas and participating communities attend representations concerning cultural crisis that affects our life values. In May 2009 were conducted interviews with children, teenagers and adults in each of the three schools before the meetings. In December 2009 the same people were interviewed to check potential changes to compare their imaginary expectations, attitudes, and what they said about the basics of the integration process that intercultural experiences allow children, teenagers, parents and educators of the three participating schools
 
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baez_me.pdf (1.09 Mbytes)
Data de Publicação
2012-06-11
 
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