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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2013.tde-01082013-095639
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Sofio Woolcott
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Joao Augusto Frayze (Presidente)
Ginzburg, Jaime
Gonçalves, Camila Salles
Mello, Sylvia Leser de
Monteiro, Pedro Meira
Título em português
Literacura? Psicanálise como forma literária: uma interpretação estética vislumbrada
Palavras-chave em português
Caso Clínico
Estética
Ficção Literária
Literatura
Psicanálise
Resumo em português
Parte-se da teoria do análogo de Herrmann (2006b) para considerar a possibilidade de identificar Psicanálise (e psicanálises) como forma literária. Segundo esta teoria, todo homem de ciência retira-se para um campo do pensar análogo ao de seu conhecimento. Os físicos retiraram-se para as matemáticas e os cientistas humanos e sociais para a literatura de ficção, assim criando teoria. A meu ver, a teoria do análogo torna possível a afirmação de constituir a literatura de ficção matéria prima da Psicanálise; por assim dizer, seus tijolos. Entretanto é com Candido (1957/2009) que se torna possível elencar psicanálises mais definitivamente no campo da estética, a partir dos conceitos de função, estrutura e unidade estética. Considerando-se uma possível harmonia entre função e estrutura das psicanálises relatadas, estariam definidas nesse campo. Note-se: se a estrutura de quaisquer psicanálises funciona bem ou mal é menos a questão desta investigação, que pensar se é possível considerá-las nesses termos. Minha pesquisa levanta estas hipóteses a partir de cinco denominadas ficções freudianas de Herrmann (2002a) que aliás é possível que engendrem um gênero literário, transformado a partir daquele inaugurado nos casos clínicos de Freud e dois casos clínicos meus. As ficções freudianas de Herrmann e os meus casos clínicos estão estruturados pelo método psicanalítico, descrito por Herrmann (1979), buscado em Freud (1893-1895). Adicionalmente, aquelas consideram a produção da Teoria dos Campos e engendram, definitivamente, unidade estética. Meus casos clínicos sendo psicanálises podem ser considerados como forma literária, no sentido desta investigação, mas não é claro que engendrem unidade estética. Esta é uma distinção entre esses dois, digamos tipos de psicanálises estudados, entre outros vislumbrados
Título em inglês
Literacure? Psychoanalysis as literary form: an aesthetic interpretation surmised
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Case Study
Literary Fiction
Literature
Psychoanalysis
Resumo em inglês
I begin describing the theory of the analogous reign (Herrmann, 2006b), in order to consider Psychoanalysis, and psychoanalyses, as literary form. According to this theory, every man of science removes himself to a field of knowledge analogous to his own, in order to produce knowledge in his particular field. Physicists, for example, remove themselves to the realm of mathematics, and human and social scientists to that of literary fiction, as they produce theory creatively. In my view, it is by the theory of the analogous reign that it has become possible to propose literary fiction as the raw material of psychoanalyses: their building blocks. Nevertheless, it is with Brazilian literary critic Candido (1957/2009) that psychoanalyses may most definitively be contemplated as pertaining to the field of aesthetics, by use of his literary concepts: function, structure and aesthetic unit. In other words, it becomes conceivable that psychoanalyses be aesthetically defined in the realm of Literature, when a harmonious relationship between a psychoanalysis function and structure is encountered. It must be added that: whether the structure of a particular psychoanalysis functions well or poorly is less the question of this dissertation, than to determine whether it is possible to consider this matter in these terms. My research analyses these hypotheses in four of Herrmanns denominated Freudian fictions (2002a) and two case studies of my own. The former may offer elements to consider the Freudian fiction as a literary genre, as created by Freud and transformed by Herrmann, which is a proposition hinted at by my investigation. In conclusion, I have found that Herrmanns Freudian fictions, like my case studies, are structured by the psychoanalytic method described by Herrmann (1979) but created by Freud (1893-1895) although additionally they have the function of considering the theories of the Multiple Fields Theory and they engender aesthetic unity. My case studies may also be considered as literary form as may psychoanalyses in general, in the sense of this investigation but it is not clear that they engender aesthetic unity. This is one distinction between these two types of psychoanalyses studied, among others surmised
 
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sofio_original.pdf (2.94 Mbytes)
sofio_parcial.pdf (292.61 Kbytes)
Data de Publicação
2013-08-05
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SOFIO, F. Literacura? Psicanálise como forma literária. Revista Brasileira de Psicanálise, 2010, vol. 44, n. 4, p. 147-153.
  • SOFIO, F. Um paciente que são dois : clínica extensa no consultório. Trieb, 2011, vol. X, n. 1-2, p. 129-146.
  • SOFIO, F. Literacura : Psicanálise como forma literária. São Paulo : Fap-Unifesp/Fapesp, 2015. 312p.
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