• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-27032019-182109
Documento
Autor
Nombre completo
Tabata Galindo Honorato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Lotufo Neto, Francisco (Presidente)
Marcolan, João Fernando
Mazzaia, Maria Cristina
Título en portugués
Os transtornos da personalidade no cinema brasileiro
Palabras clave en portugués
Cinema
Ensino
Filmes
Psicopatologia
Transtornos da personalidade
Resumen en portugués
Objetivo: Criar modelo de cenas, composto por personagens de filmes brasileiros, com diagnósticos estatisticamente validados, com potencial didático e de realismo, para o ensino dos transtornos da personalidade (TP). Método: Pesquisa de natureza mista, que consistiu na análise de 87 personagens, pertencentes à amostra de 55 filmes brasileiros. Os instrumentos utilizados possibilitaram avaliar os diagnósticos e os potenciais para ensino. Os procedimentos foram efetuados às cegas por três avaliadoras, em quatro etapas distintas: identificação, seleção, elegibilidade e inclusão. Resultados: Dentre os personagens avaliados, 78% (68) apresentaram traços/diagnóstico de TP. Destes, 10% foram categorizados em algum TP do grupo A, 80% do grupo B e 10% do grupo C. A personalidade antissocial foi a mais frequente (46%). A concordância entre avaliadoras, para diagnóstico, foi calculada pelo coeficiente de kappa free-marginal e equivaleu a 0,81, com IC de 95%. O modelo final de cenas foi composto por 16 personagens, que apresentaram maiores níveis de concordância diagnóstica, e maiores potenciais de didática e realismo. Os TP presentes no modelo foram: paranoide, esquizoide, antissocial, borderline, histriônica, narcisista e obsessivo-compulsiva. As categorias esquizotípica, esquiva e dependente não obtiveram pontuação suficiente para serem incluídas. Estimula-se investimento em novas pesquisas que utilizem o cinema brasileiro como objeto. Espera-se que o modelo final seja implementado, em breve, para investigação de sua efetividade prática no processo ensino-aprendizagem
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Cinema
Movies
Personality disorder
Psychopathology
Teaching
Resumen en inglés
Objective: To create a scene model, composed of Brazilian movies characters with statistically validated diagnoses, with didactic and realism potential, for the teaching of personality disorders (PD). Method: Mixed methods research, which consisted of the analysis of 87 characters, belonging to the sample of 55 Brazilian movies. The instruments made it possible to evaluate the diagnoses and potential for teaching. The procedures were performed blindly by three evaluators, in four distinct steps: identification, selection, eligibility and inclusion. Results: Among the characters evaluated, 78% (68) presented traits/diagnosis of PD. Of these, 10% were categorized into cluster A, 80% cluster B and 10% cluster C. The antisocial personality was the most frequent (46%). Agreement between evaluators for diagnosis was calculated by the free-marginal kappa coefficient and was equivalent to 0.81, with a 95% CI. The final model of scenes was composed by 16 characters, who presented higher levels of diagnostic agreement, and greater didactic and realism potentials. The PDs present in the model were: paranoid, schizoid, antisocial, borderline, histrionic, narcissistic and obsessive-compulsive. The schizotypal, avoidant, and dependent categories did not score enough to be included. It stimulates investment in new research that investigate Brazilian cinema. It is hoped that the final model will be implemented soon to investigate its practical effectiveness in the teaching-learning process
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
honorato_me.pdf (1.46 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-04-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.