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Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Angelina Harari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Priszkulnik, Leia (Presidente)
Dunker, Christian Ingo Lenz
Ferretti, Maria Cecilia Galletti
Santiago, Jésus
Vieira, Marcus André
Título em português
Fundamentos da prática lacaniana: risco e corpo
Palavras-chave em português
Jacques Lacan (1901-1981)
Laço social
Psicanálise
Sintomas
Resumo em português
O objetivo deste trabalho visa a prática da psicanálise lacaniana e sua fundamentação, tendo a civilização como parceira. Os impasses da civilização do risco e suas incidências sobre o corpo interessam-nos como viés para uma reflexão sobre a prática da psicanálise lacaniana na atualidade, especialmente em sua relação com os novos sintomas, sobretudo a partir do início do séc. XXI. O interesse em dialogar com a contemporaneidade visa fundamentar ainda mais a experiência da psicanálise aplicada, razão da forte presença dos psicanalistas nas instituições. Não nos detivemos apenas em aspectos da contemporaneidade. Para melhor situar na prática lacaniana a noção de falasser [parlêtre], a partir do último ensino de Lacan, resgatamos o debate sobre os universais, a aposta de Pascal e o mito hegeliano do senhor/mestre e do escravo.
Título em inglês
Fundamentals of practice Lacan: Body and risk
Palavras-chave em inglês
Jacques Lacan (1901-1981)
Psychoanalysis
Social bound
Symptoms
Resumo em inglês
This paper is related to the Lacanian psychoanalytical practice and its theoretical fundaments based on civilization as support . Civilization impasses on risk and their incidences on the body are considered as they lead to a reflection about the practice of Lacanian psychoanalysis in our days, especially when new symptoms are concerned, since the beginning of the 21st century. The interest in sustaining, with our contemporary times, a dialogue aims to add fundaments to applied psychoanalysis, considering the relevant presence of psychoanalysts in the institutions. This paper is nor more limited to what is found in contemporary times to better situate, in the Lacanian practice, the concept of parlêtre (by letter made) from Lacans last teaching. We have also recovered the debate about universals, Pascals bet and the Hegelian myth about the master and the slave.
 
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Data de Publicação
2009-08-12
 
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