• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-20082019-102944
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda Cristina Gomes de Carvalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Priszkulnik, Leia (Président)
Mrech, Leny Magalhaes
Zagury, Ilana Katz
Titre en portugais
Os autismos na atualidade: contribuições a partir da psicanálise e da genética
Mots-clés en portugais
Autismo
Genética
Lacan
Psicanálise
Singularidade
Tratamento
Resumé en portugais
O início do século XXI trouxe importantes revelações para o autismo. Sua concepção ampliou significativamente e a ideia da causalidade psíquica foi questionada, dando lugar a teorias que privilegiam o aspecto biológico. A genética está no seu auge e representa o grande interesse científico. A psicanálise, por sua vez, tem sido rejeitada em detrimento de abordagens que utilizam técnicas de aprendizagem. Dessa forma, esta pesquisa pretendeu investigar as contribuições da psicanálise de orientação lacaniana e da genética no que diz respeito ao autismo na atualidade, a fim de sustentar a posição de que a psicanálise tem algo a contribuir no tratamento desses casos. A discussão sobre os embates entre a supremacia de saberes em relação ao autismo e como o viés político pode justificar essas ações, torna-se importante. Primeiro retratamos os autismos hoje, na tentativa de percorrer seu campo de abrangência: o mercado, os manuais de classificação, os debates atuais, o gozo autista e o seu percurso histórico. Em seguida, foram revisadas as contribuições da psicanálise de orientação lacaniana, no sentido de marcar a distinção entre autismo e psicose, a partir do advento do sujeito no campo da linguagem. Por último, discorremos sobre as novas pesquisas genéticas, com a finalidade de propor uma interlocução possível entre esses campos. A concepção de investigação que embasa esta dissertação é o modelo de pesquisa em psicanálise, que permite compreender os fenômenos em profundidade. Referente à coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a de campo. A pesquisa de campo seguiu os moldes da entrevista em psicanálise. Foram realizadas duas entrevistas com uma geneticista envolvida com o Projeto Genoma Humano na área do autismo, com o intuito de complementar o escopo teórico deste estudo, bem como identificar um possível encontro entre psicanálise e genética. Concluímos que há um encontro possível, que é, justamente, o retorno do particular, o olhar para a singularidade. O aporte teórico de Lacan sobre o objeto a, traz importantes balizas de como conduzir esses casos na clínica. Esta pesquisa aponta para o compromisso do psicanalista em se posicionar frente aos debates contemporâneos, para procurar desmistificar algumas das principais críticas à psicanálise, que procuram afastá-la das opções dos tratamentos possíveis do autismo
Titre en anglais
The autisms nowadays: contributions from psychoanalysis and genetics
Mots-clés en anglais
Autism
Genetics
Lacan
Psychoanalysis
Singularity
Treatment
Resumé en anglais
The early 21st century has brought important breakthrough when it comes to autism. Its conception expanded significantly and the idea of psychical causality was questioned, opening precedents to theories which favor the biological aspect. Genetics is at its peak and represents the greatest scientific interest. Psychoanalysis, as an alternative, has been rejected at the expense of propositions that use learning techniques. Along these lines, this research focused on investigating the contributions from Lacanian psychoanalysis and genetics regarding autism at this moment in time, in order to support the viewpoint that psychoanalysis has something to contribute in the treatment of these cases. The argumentation about the dispute between the dominance of knowledge in relation to autism and how the political bias can justify such actions becomes important. We start depicting the contemporary autisms, in an attempt to cover its range field: the market, classification manuals, current debates, autistic jouissance and its historical background. Subsequently, the Lacanian psychoanalysis contributions were elaborated, in order to differentiate between autism and psychosis, deriving out of the introduction of the subject in the language field. Lastly, we discuss about the recent genetic research, intending to propose a possible exchange between the aforementioned fields. The genesis of the investigation that guides this essay is the psychoanalysis research model, that endorses an in-depth understanding of the phenomena. In the matter of data collection, bibliographical and field research have been practiced. The field research followed the interview standards in psychoanalysis. Two interviews with a geneticist involved with the Human Genome Project in the area of autism were carried out, in order to complement the theoretical scope of this study, as well as to identify a possible concurrence between psychoanalysis and genetics. Its been deduced that there is, in fact, a possible encounter, which is, precisely, the return to the particular, the attention to the singularity. Lacans theoretical contribution on object a, bears important landmarks of how to conduct such cases within the practice. This examination acknowledges the psychoanalyst's commitment to take a stance in the face of contemporary debates, in an attempt to disparage some of the main criticisms towards psychoanalysis, that ultimately seek to deviate it from the options of possible treatments for autism
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
carvalho_corrigida.pdf (868.64 Kbytes)
Date de Publication
2019-08-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.