• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-17032015-153220
Documento
Autor
Nombre completo
Renne dos Santos Nunes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Yamamoto, Kayoko (Presidente)
Herzberg, Eliana
Rossini, Sueli Regina Gottochilich
Título en portugués
Estudo da eficácia adaptativa de alunos de primeiro ano de curso de enfermagem
Palabras clave en portugués
Crise adaptativa
Escala diagnóstica adaptativa operacionalizada
Estudantes universitários da saúde
Prevenção
Resumen en portugués
Esse trabalho teve como objetivo verificar se haveria ocorrência de ineficácia adaptativa de alunos de primeiro ano de curso de Enfermagem e em quais setores adaptativos apresentariam inadequações e se haveria estudantes em crise adaptativa. O estudo abrangeu os alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem de uma determinada faculdade de Minas Gerais. Os instrumentos utilizados para essa pesquisa foram: o Questionário da Escola Paulista de Medicina, como instrumento de triagem; a entrevista clínica preventiva; e a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada EDAO. O estudo mostrou que para uma pesquisa de prevenção é essencial que o estudo ocorra na fase mais precoce, no caso, no início do primeiro ano. Como o mesmo foi realizado ao final do primeiro ano de uma turma de Enfermagem, verificou-se que já havia ocorrido uma pré-seleção, causada pela evasão de 18% de alunos da turma iniciada em 2013, gerando, com isso, a hipótese de que esses alunos poderiam ter continuado no curso se identificados precocemente e, a partir disso, ajudados no que necessitavam
Título en inglés
Study of the adaptive effectiveness of first-year students of a nursing program
Palabras clave en inglés
Adaptive crisis
College studends in health
Operationalized adaptive diagnostic scale
Prevention
Resumen en inglés
This study aimed to verify if there would be occurrences of ineffective adaptation of first-year students of a Nursing program, and in which adaptive sections there would be inadequateness and if there would be students in adaptive crisis. The participants included all first-year students of a Nursing program in Minas Gerais. The instruments used for this research were: the Questionnaire from Escola Paulista de Medicina, as a triage tool; the preventive clinical interview; and, the Operationalized Adaptive Diagnostic Scale OADS. The study showed that for a preventive research, its essential that the research happens in the earliest phase, in this case, in the beginning of the first year. As it was taken in the end of the first year of a Nursing group, it was observed that there was a pre-selection, caused by the evasion of 18% of the students of the group started in 2013, generating, with this, the hypothesis that some of these students could have continued the course if they were identified early and, from this, been helped in their needs
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
nunes_corrigida.pdf (1.68 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-03-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.