• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-15082019-155217
Documento
Autor
Nombre completo
Djonny Becker de Andrade
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos (Presidente)
Ferreira, Renatha El Rafihi
Ferreira, Teresa Helena Schoen
Título en portugués
Perfil comportamental de clientes atendidos em um serviço de saúde complementar
Palabras clave en portugués
Caracterização
Estâncias para tratamento de saúde
Promoção da saúde
Tratamentos naturais
Resumen en portugués
Os serviços de clínica spa cada vez mais tem atraído pessoas em busca de lazer, prevenção e até tratamento para as mais variadas doenças. Esta pesquisa pretendeu caracterizar a clientela de uma clínica/spa localizada no interior do estado de São Paulo que utiliza tratamentos naturais. Para tanto foi realizado um levantamento de dados constantes na ficha de hospedagem dos clientes num período de cinco meses. Observou-se que a clínica é procurada preferencialmente pelo sexo feminino (63,3%); a média de idade geral é de 48 +- 1,1 anos; maioria casada (75,2%); exerciam profissão diversa, com grande parte da área de educação ou religiosa. Os clientes eram provenientes das cinco regiões do Brasil, especialmente do estado de São Paulo, mais especificamente da Grande São Paulo (38,4%). O principal objetivo de procura por esta clínica foi o controle do peso (39,9%), seguida de descanso (33,5%). Em relação às queixas emocionais, a mais citada pelos clientes foi a ansiedade (44,3%), seguida por estresse (24,2%) e depressão (17,5%). Em relação a hábitos de vida, a grande maioria disse que era onívora (69,3%); mais clientes não praticam exercício físico (51,1%) em relação aos que praticam (48,9%); a média de quantidade de copos de água foi de 6,1 copos por dia; mais clientes relataram terem sono bom (67,5%); poucos clientes informaram fumar (4%) e ingerir bebida alcoólica (19,7%); a ingesta de bebidas cafeinizadas foi baixa nesta amostra (55,5%) em relação ao perfil nacional e por fim 55,7% disseram que usavam algum tipo de medicamento. Conclusão: Para manter a qualidade do trabalho, é importante averiguar quais as características da clientela e seus objetivos ao buscar uma clínica Spa. O perfil desta clientela foi semelhante a de outras clínicas Spa ao redor do mundo e esta clínica pode desenvolver estratégias para melhor atender seus clientes ajudando-os a terem saúde e melhor qualidade de vida
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Characterization
Health promotion
Health treatment resorts
Natural treatments
Resumen en inglés
Clinic spa services are increasingly attracting people seeking leisure, prevention and treatment for a wide range of diseases. This research aims to characterize a clientele of a clinic spa located in the interior of the state of São Paulo that uses therapeutic instruments. For this purpose a data collection was run based in clientes hosting form within a five month period. It was observed that the clinic spa is mainly sought by females (63.3%); the average age is general of 48 + - 1,1 years; married majority (75.2%); Covering a variety of profession, largely on education or religious field. The clients came from the five regions of Brazil, especially from the state of São Paulo, more specifically Sao Paulo capital (38.4%). The main objective in this clinic was weight control (39.9%), followed by rest (33.5%). Regarding emotional complaints, the most cited was anxiety (44.3%), followed by stress (24.2%) and depression (17.5%). Regarding lifestyle habits, the vast majority was omnivorous (69.3%); more are not practicing physical exercise (51.1%) compared to those practiced (48.9%); The measurement of quantity of water was 6.1 cups per day; more clients reported having good sleep (67.5%); some clients reported smoking (4%) and drinking alcohol (19.7%); the intake of caffeinated beverages was low in this sample (55.5%) in relation to the national profile and finally 55.7% said they used some type of medication. Conclusion: In order to maintain the quality of work, it is important to evaluate client characteristics and goals when seeking a Spa clinic. This clientele profile was similar to other World Spa clinics and this clinic may develop strategies to enrich the execution of their spa, helping them to be healthy and improving the quality of life
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
andrade_corrigida.pdf (739.58 Kbytes)
Fecha de Publicación
2019-08-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.