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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2007.tde-15012008-153251
Documento
Autor
Nome completo
Esther de Matos Ireno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Meyer, Sonia Beatriz (Presidente)
Delitti, Alice Maria de Carvalho
Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
Título em português
Formação de terapeutas analítico-comportamentais : efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho
Palavras-chave em português
aptidão
avaliação de desempenho
formação profissional
terapeutas comportamentais
Resumo em português
No trabalho terapêutico a pessoa que buscou ajuda recebe auxílio de um profissional com repertório para utilizar procedimentos que promovam mudanças comportamentais que levem à diminuição do seu sofrimento. Como os resultados alcançados pelo processo de terapia serão influenciados por sua capacidade de atuar, deve existir empenho na sua formação. No entanto, há poucos dados, principalmente em âmbito nacional, relativos à efetividade dos métodos atualmente utilizados em programas de treinamento sobre o desempenho dos terapeutas iniciantes. Realizou-se uma investigação com o objetivo de avaliar os efeitos da utilização de uma Lista de Verificação de Desempenho de Terapeutas Analítico-Comportamentais sobre a atuação de terapeutas iniciantes, alunos de um curso de especialização em terapia comportamental da Universidade de São Paulo. Esse instrumento fornece regras para a atuação do terapeuta, é um guia para observação das sessões por ele realizadas e auxilia na avaliação do seu desempenho. Participaram desta pesquisa nove duplas de terapeutas. O procedimento consistiu em realizar a auto-observação e auto-avaliação, através das sessões gravadas em vídeo, usando a lista de verificação. Após a sessão os terapeutas assistiam às sessões por eles realizadas, discutindo entre si e registrando na lista a avaliação de seu próprio desempenho. Para verificar se mudanças de desempenho são devidas a esse procedimento, foi utilizado um delineamento de linha-de-base múltipla através de participantes ao longo de 13 sessões. Os dados sugerem que a utilização do instrumento teve certo efeito positivo sobre o desempenho geral dos terapeutas, assim como sobre os desempenhos relacionados à Coleta de Dados e Estabelecimento de Aliança Terapêutica. Já com relação aos desempenhos ligados às Estratégias de Intervenção do terapeuta, o mesmo não foi verificado. Algumas observações são feitas, com relação a outras variáveis que podem ter influenciado os resultados obtidos, como experiência clínica, supervisor e tipo de caso atendido. Com relação ao instrumento são feitas ressalvas quanto à sua validade, confiabilidade e questionamentos sobre diferenças na sua utilização por terapeutas com diversos níveis de experiência. Ao fim são feitas perguntas a serem respondidas por novos estudos e é apresentada uma sugestão de um novo instrumento.
Título em inglês
Professional formation of behavior-analytic therapists : effects of an instrument to evaluate performance
Palavras-chave em inglês
ability
behavior therapists
performance evaluation
professional education
Resumo em inglês
A person who seeks psychological support receives help from a professional with a repertoire to use procedures that lead to behavioral changes, thus reducing suffering. Since results obtained by the therapeutic process are influenced by the therapist's capacity, dedication is essential. Little information however is available, especially in Brazil, regarding effectiveness of methods currently used in training programs for beginning therapists. An investigation with the objective of evaluating the use of a behavior-analytic therapist performance checklist was carried out among students of the University of São Paulo enrolled in a specialization course. This instrument provides roles for therapist performance, it is a guide for observing sessions and helps in evaluating therapist behavior. Nine pairs of therapists took part in this research. Procedure consisted of self-observation and self-evaluation through videotaped sessions using the above-mentioned checklist. After each session, therapists watched the tapes, discussed their performance and registered their evaluation. In order to verify if changes in performances were due to these procedures, a multiple baseline design through participants was used throughout 13 sessions. Data suggest that this instrument had a certain positive effect on the general performance and particularly on performance related to data collection and establishment of therapeutic alliance. For performance related to strategies of intervention, however, these effects were not observed. Considerations relative to other variables that could have influenced results such as clinic experience, supervisor style and type of clinical problem were presented. Certain reservations on the instrument validity, reliability and questioning on differences in usage by therapist of various levels of experience were raised. Concluding, issues related to further studies are addressed and a new version of the instrument is suggested.
 
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Ireno_tde.pdf (1.24 Mbytes)
Data de Publicação
2008-01-24
 
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