• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-13112019-180326
Documento
Autor
Nombre completo
Isis Graziele da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Kupermann, Daniel (Presidente)
Martins, Karla Patricia Holanda
Tardivo, Renato Cury
Título en portugués
Eu fotografado: as narrativas de si em tempos de selfie
Palabras clave en portugués
Narcisismo
Narrativa de si
Redes sociais
Selfie
Subjetividades contemporâneas
Resumen en portugués
Com base nos parâmetros de produção e consumo de imagens fotográficas na atualidade, levantou-se a hipótese de que, em tempos de selfie, se determinadas experiências do sujeito não são fotografadas, ele tem a ideia de não as ter experimentado de fato. Neste sentido, esta pesquisa propõe que a selfie seja compreendida como toda fotografia que o indivíduo faz - ou solicita que os outros façam, como uma extensão dele mesmo - de sua experiência, com o intuito de compartilhar na Internet, estando o seu corpo presente na imagem ou não. A partir disso, esse trabalho teve como objetivo examinar como a narrativa de si é influenciada na atualidade pelas selfies, com o objetivo específico de aclarar quais sentidos o fotografado atribui a estes registros. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze jovens universitários com idades entre 18 e 28 anos, as quais foram posteriormente transcritas e analisadas através do método interpretativo psicanalítico na sua dimensão de extensão, proposta por Freud como psicanálise aplicada. Para a coleta de dados, cada jovem, fazendo uso de seu smartphone pessoal, foi convidado a escolher cinco selfies pessoais publicadas em alguma rede social e a responder duas questões sobre elas: 1) Por que essa foto foi feita?, e 2) Por que ela foi compartilhada? Como é enfatizado na apresentação dos resultados, as entrevistas apontaram para múltiplos sentidos que interagem entre si. Foi possível perceber elementos como: a obrigação de publicar experiências e se apresentar aos outros de forma glamourosa (selfie imperativa); a brincadeira de fazer manifestar algo que se sabe ser falso ou mentiroso (falsa selfie); o reconhecimento de algo estranho nas imagens (selfie inquietante); a constituição de uma nova forma de compor e armazenar memórias ou de prestar homenagens (selfie memória); a tentativa de driblar o sentimento de ansiedade e solidão (selfie demanda de amor); e o esforço para lançar mão das diferenças, do inesperado e da transgressão para impressionar (selfie surpresa). O processo de investigação buscou sustentar debates entre diversos autores sobre o que estaria em jogo quando contamos nossa história através do registro fotográfico de nossas experiências. Por isso, considerou-se importante convidar para a reflexão tanto conceitos fundamentais da psicanálise como narcisismo e identidade, quanto posições diversas que existem na interpretação do contemporâneo e das novas formas de constituição da subjetividade. Portanto, esta investigação revelou certa pluralidade de sentidos no fenômeno das selfies. De um lado, sugeriu que é possível compreender estes registros como um mecanismo de imitação social, e de outro, sugeriu que é possível pensá-los como via sublimatória capaz de viabilizar a produção de sentido para o sujeito
Título en inglés
Myself photographed: the narratives of the self in times of selfies
Palabras clave en inglés
Contemporary subjectivities
Narcissism
Narrative of oneself
Selfie
Social networks
Resumen en inglés
Based on the parameters of production and consumption of photographic images nowadays, it has been raised the hypothesis that, in times of selfies, if some experiences of the subject are not photographed, he has the idea of not having actually experienced them. In this sense, this research proposes the selfie to be considered as every photograph that the individual take - or asks others to do so, as an extension of himself - of his experience, in order to share it on Internet, whether or not his body appears in the picture. Thus, this work had the objective of exploring how the narrative of oneself is influenced by selfies today, with the specific objective of clarifying which senses the photographed assigns to these records. For this, semi-structured interviews were conducted with 15 young people aged between 18 and 28, and subsequently these interviews were transcribed and analyzed by the psychoanalytic interpretative method in its dimension of extension, proposed by Freud as "applied psychoanalysis". To collect the data, each interviewee, making use of his own smartphone, was asked to choose five personal selfies posted on any social network and to answer two questions about each picture: 1) Why was this photo taken?, and 2) Why was this photo shared? As emphasized in the results presentation, the interviews pointed to multiple senses interacting with each other. It was possible to perceive elements such as: the obligation to publish experiences and present themselves to others in a glamorous way (imperative selfie); the prank of expressing something that is known to be false or a lie (false selfie); the recognition of something strange in the images (disturbing selfie); the constitution of a new way to compose and store memories or to pay homage (memory selfie); the attempt to circumvent the feeling of anxiety and loneliness (demand for love selfie); and the effort to tap into the differences, the unexpected and the transgression to impress (surprise selfie). The investigation process sought to hold debates among several authors on what would be at stake when we tell our story through the photographic record of our experiences. Thereby, it was considered important to invite to reflection fundamental concepts of psychoanalysis, such as narcissism and identity, as well as diverse positions that exist in the interpretation of contemporary and new forms of subjectivity constitution. Therefore, this research revealed a plurality of meanings in the phenomenon of selfies. On the one hand, it suggested that it is possible to understand these registers as a mechanism of social imitation, and on the other, it suggested that it is possible to think about them as a sublimatory way capable of making sense production to the subject
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
silvaIsis_me.pdf (1.20 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-11-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.